Powered bySolverde
Disclaimer

Federação de canoagem quer financiamento a acompanhar os bons resultados

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Ricardo Machado, agradeceu hoje o voto de louvor da Assembleia da República (AR) pelos resultados "brilhantes" nos Europeus, contudo espera que o reconhecimento seja igualmente financeiro.

TOKYO, JAPAN - AUGUST 03: (BILD ZEITUNG OUT) Fernando Pimenta of Portugal ,compete,at the Men's Kayak Single 1000m Final A in the Canoe Sprints on day eleven of the Tokyo 2020 Olympic Games at Sea Forest Waterway on August 3, 2021 in Tokyo, Japan. (Photo

© Getty Images

Lusa
08/07/2025 20:58 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

Canoagem

"(O financiamento público à canoagem tem estado estagnado) quando nos últimos 10 anos subimos quase 50% o número de atletas federados, além de, entre outras coisas, termos atingido imensos resultados desportivos brilhantes. Há uma evolução consecutiva todos os anos e o que é facto é que isso não se reflete em qualquer aumento do financiamento, agravado ainda pela inflação galopante nos últimos anos", observou o dirigente.

 

Ricardo Machado falava à margem da entrega do voto de saudação, aprovado por unanimidade pela AR em reconhecimento pelo desempenho alcançado no Campeonato da Europa de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, em cerimónia que contou com o presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco.

"Há muitos anos que vimos lutando para que este reconhecimento público, que esporadicamente vem quando surgem resultados de relevo, se possa traduzir em mais apoios que nos permitam desenvolver a nossa atividade e prosseguir este caminho de sucesso que a modalidade tem trilhado nos últimos anos e que infelizmente não tem sido acompanhado com o devido reconhecimento em termos do financiamento público", criticou.

Aguiar-Branco destaca

Aguiar-Branco destaca "trabalho de excelência" da canoagem portuguesa

O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou hoje o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.

Lusa | 20:39 - 08/07/2025

Em junho, em Racice, na República Checa, nos Europeus de canoagem Portugal trouxe o ouro de Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros, de Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha em K4 500, bem como o de Norberto Mourão na classe adaptada VL200: paralelamente, Messias Baptista foi ainda prata em K1 200.

"Mais do que uma geração espontânea, a canoagem tem mostrado que é capaz de criar consecutivamente valores fortes para competir a nível internacional", reforçou o dirigente, assumindo ser "incompreensível" a ausência de estímulos monetários "tendo em conta aquilo que a federação tem demonstrado, o valor do seu trabalho".

O presidente da FPC recorda que o organismo tem recebido praticamente o mesmo de há uma década quando evoluiu em todos os indicadores e o custo de vida aumentou para a instituição, nomeadamente nas suas principais despesas, designadamente viagens, alojamentos e alimentação.

Na segunda-feira, realizou-se uma cimeira das federações da Confederação do Desporto de Portugal, com a presença da ministra da tutela, Margarida Balseiro Lopes, que assumiu uma "promessa e um compromisso deste governo de poder rever esta fórmula (de financiamento)" que tem sido assente no "histórico".

"Nós queremos conhecer a fórmula! Acho que tem de ser auditável, tem de ser pública. Temos de saber quais são os critérios que estão na base daquilo que é o financiamento. Dizem-nos que tem base quase a 100% no histórico, o que é incompreensível, porque se assim é, não vale a pena trabalhar, não vale a pena ter mérito", criticou, convicto de que a sociedade exige um desporto diferente.

Leia Também: Aguiar-Branco destaca "trabalho de excelência" da canoagem portuguesa

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Óbito

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Fórmula 1

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas