John Aldridge, lenda do Liverpool, não conteve a emoção ao recordar Diogo Jota em pleno memorial, em Anfield, de homenagem ao avançado português que morreu vítima de um acidente de viação em Zamora, Espanha. O antigo avançado irlandês foi um dos convidados da LFCTV, que retomou a emissão ontem, segunda-feira, após uma pausa por luto, e acabou por se emocionar perante o caso de Jota.
"Não consegues abstrair-te da enormidade daquilo que aconteceu. Os antigos jogadores estão completamente arrasados. Não podemos acreditar no que aconteceu com um dos nossos jogadores e um herói. Olhas para os três filhos dele, para a mulher, para a mãe e o pai, e aquilo despedaça-te o coração. As pessoas estão a vir [a Anfield] e mostrar o seu respeito, ao mesmo tempo que se consolam umas às outras. Sentes que é preciso fazer alguma coisa. Aconteceu após [o desastre de] Hillsborough. O relvado tornou-se num mar vermelho e de outros clubes. Foi tão comovente perante as circunstâncias, mas isto... E quando vês isto... ", começou por dizer John Aldridge, que teve de fazer uma pausa para segurar as lágrimas, antes de destacar a reação dos adeptos.
'That's the respect we all had for him.' ️
— Liverpool FC (@LFC) July 7, 2025
John Aldridge's personal tribute to Diogo Jota on behalf of Forever Reds. pic.twitter.com/xU0QoV8Tp0
"É isto que os adeptos devem fazer, certo? Olhas para o futuro e para a família dele e para aquilo que os rapazes estão a passar. Quando voltarem a estar juntos, nesta semana, vai ser um grande choque. O que se pode dizer é que entrem em campo e que jogarem pelo Diogo. Depois de Hillsborough, penso que é muito difícil voltar", afirmou o antigo avançado irlandês, que deixou ainda elogios à postura de Diogo Jota nos cinco anos que esteve no Liverpool.
"Ele falou muito bem da cidade e do Liverpool e aquela canção fantástica que os adeptos cantavam e que não consegues tirar da cabeça. A música volta à cabeça o tempo todo, 24 horas por dia, e é esse o respeito que toda a gente tem por ele", atirou John Aldridge, que antes de falar aos canais oficiais do Liverpool fez questão de deixar flores e homenagear Jota.
Recorde-se que o plantel do Liverpool arranca esta terça-feira os trabalhos de pré-temporada, três dias após o funeral de Diogo Jota e do irmão André, que aconteceu em Gondomar e que contou com a presença da maioria dos jogadores.
Morte trágica na quinta-feira
Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, morreram na madrugada da passada quinta-feira a, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.
O avançado internacional português vestia a camisola do Liverpool, emblema que representava há cinco anos e pelo qual venceu, recentemente, a Premier League, juntando, ainda, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga. DIogo Jota também se sagrou campeão do Championship, o segundo escalão inglês, ao serviço do Wolverhampton.
Depois de ter feito formação no Gondomar e do salto para o Paços de Ferreira, o avançado representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, sendo depois cedido pelos espanhóis ao Wolverhampton, no qual esteve durante três anos - antes do salto para o Liverpool.
Na seleção nacional, Diogo Jota totalizou 49 internacionalizações e 14 golos, tendo conquistado duas edições da Liga das Nações, a mais recente no mês passado, em Munique.
Leia Também: "Nada te iria fazer mudar". Ex-colega de Diogo Jota faz despedida emotiva