O 'namoro' entre o FC Porto e Borja Sainz já é antigo. Associado aos dragões no início de junho, o extremo espanhol do Norwich é visto como uma das prioridades dos portistas no presente mercado de transferências de verão.
O negócio parecia ter arrefecido nas últimas semanas. O FC Porto apresentou uma oferta formal por Borja Sainz junto do Norwich no início do mês de junho e que não convenceu o emblema que milita no Championship, o segundo escalão do futebol inglês.
As negociações prosseguiram, mas sem novidades... até esta segunda-feira. O Athletic Bilbao, que também estava de olho no jogador. de 24 anos, vai afastar-se da corrida pela contratação de Borja Sainz. De acordo com o jornal desportivo espanhol Estadio Deportivo, a recente renovação de contrato de Nico Williams esfumou o interesse do conjunto basco no avançado do Norwich City.
A saída de cena do emblema sediado no País Basco deixou em aberto o caminho do FC Porto. A Sky Sports avançou nas últimas semanas que os responsáveis azuis e brancos colocaram em cima da mesa uma proposta de cerca de 15 milhões de euros, que foi colocada de parte pelo emblema do Championship.
A mesma fonte revelou que o FC Porto terá competição feroz pelo avançado, uma vez que o Napoli também já iniciou a sua investida pelo goleador natural de Leioa, que se situa no País Basco. No entanto, foi referido que o clube da Invicta irá voltar à carga ainda este verão.
Sainz tem apenas mais um ano de contrato com o Norwich. O jogador está em Inglaterra desde o verão de 2023, tendo também passado pela Turquia durante uma temporada, depois de deixar Espanha em 2022. Borja Sainz realizou 43 partidas na temporada que agora terminou ao serviço dos canaries, tendo contribuído com 19 golos e quatro assistências em todas as competições.
Giro con Borja Sainz: su traspaso, muy cerca#AthleticClubhttps://t.co/qmaoIccXjr
— Estadio Deportivo (@Estadio_ED) July 7, 2025
Outro alvo para o reforço do ataque fugiu para o Barcelona
De Espanha chegaram notícias que, certamente, desagradaram aos responsáveis do FC Porto. Fabrizio Romano, jornalista italiano que é especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências, revelou, este domingo, que o extremo sueco Roony Bardghji já passou a primeira parte dos testes médicos nos catalães e está à espera de um acordo definitivo entre os espanhóis e o Copenhaga.
Em final de contrato com o clube dinamarquês, com um vínculo que termina em dezembro de 2025, Roony Bardghji decidiu não prolongar a ligação com o emblema da Dinamarca. O Copenhaga está disposto a vendê-lo e o negócio seria fechado por cerca de três milhões de euros nos próximos dias.
Quem acabou por ficar de mãos a abanar foi o FC Porto. No início do mês de junho, o conjunto portista já havia acenado com uma primeira oferta, que até foi vista como ofensiva, pelo passe do prodígio sueco de apenas 19 anos. A proposta feita pelos dragões foi a mesma que a do conjunto da Catalunha, mas Bardghji acabou por preferir rumar ao emblema espanhol, que conquistou o título da La Liga esta temporada, com o Real Madrid a ficar a quatro pontos do campeão.
Leia Também: FC Porto a um passo de selar venda de Otávio Ataíde para a Ligue 1