Reviravolta épica. Benfica solta o grito de campeão às custas do Sporting

Vitória encarnada, por 4-3, no Pavilhão João Rocha.

Sporting-Benfica

© Reprodução/sl benfica

Luis Júnior
29/06/2025 21:08 ‧ 29/06/2025 por Luis Júnior

Desporto

Futsal

O Benfica alcançou, este domingo, o campeonato nacional de futsal, ao vencer, por 4-3, o Sporting, no Pavilhão João Rocha, para o Jogo 5 da final do playoff.

 

O marcado cedo funcionou. Ao minuto 3, Zicky Té rodou sobre André Coelho e atirou forte e colocado junto ao poste da baliza defendida por Léo Gugiel sem hipóteses de defesa. Aos 8', Alex Merlim 'bailou' à frente de Carlos Monteiro, antes de colocar o esférico no ângulo superior direito. Os leões tinham ao seu dispor uma vantagem de dois golos, mas essa viria a desaparecer.

Aos 18', Diego Nunes relançou a partida na sequência de uma reposição lateral muito bem trabalhada, com Higor Souza a servir para o remate na passada do ala brasileiro.

No arranque da segunda parte, aos 22', Alex Merlim fez uma falta grosseira e viu o segundo cartão amarelo na partida, recebendo, assim, ordem de expulsão. Em superioridade numérica, os encarnados chegaram ao empate, apontado por Arthur (23'). Na resposta, Taynan teve a oportunidade de devolver a vantagem aos leões, mas o remate embateu no poste.

Os esquemas táticos eram o segredo para desbloquear o empate. Na sequência de uma reposição lateral,  Rúben Freire colocou o esférico no coração da área, encontrando Taynan (33') solto de marcação. A turma verde e branca estava novamente na frente do marcador, obrigando o adversário a ir atrás.

A quatro minutos e 30 segundos do fim, Diego Nunes vestiu a camisola de guarda-redes avançado e as águias apostaram no 5x4, contando com a ausência do castigado João Matos nos locais. Aos 37', Lúcio Rocha escapou no corredor lateral e cruzou para o segundo poste, com Diego Nunes a limitar-se a encostar a bola para o fundo das redes. A reviravolta aconteceu aos 38', por Afonso Jesus, que emendou um remate de muito longe de Léo Gugiel.

Depois de quatro campeonatos consecutivos, o Sporting cede o título ao eterno rival Benfica, com o técnico Cassiano Klein a levantar o primeiro troféu enquanto treinador do clube da Luz na sua temporada de estreia.

O Benfica chegou ao seu nono título de campeão da sua história, ao passo que o Sporting permanece com 19.

Reação dos treinadores:

Nuno Dias (treinador do Sporting): "Faltou eficácia. Parabéns ao Benfica e não há muito mais que se possa dizer. Lutámos, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, tivemos chances de aumentar a nossa vantagem, de empatar no 5x4, mas não fomos capazes. O Benfica em nove jogos, ganhou-nos um em que 40 minutos, que foi hoje. Não parece que estejamos mal... há melhoria nas outras equipas. Nesta final, mostramos que estamos vivos e vamos agora descansar, porque para o ano há mais competições para vencer. Orgulhem-se do nosso trabalho, vencemos a Taça de Portugal e a Taça da Liga, queríamos o 'penta'. Em cinco jogos da final, tivemos em inferioridade numérica em três ocasiões, mas lutámos..."

Cassiano Klein (treinador do Benfica): "Estar há quatro épocas sem vencer, incomodava-me. Estou feliz pelos jogadores, porque conseguiram vencer um adversário, que tem capacidades extraordinárias, a nível mental, tático, técnico e muito bem orientado. Qualquer um que ganhasse seria justo, mas estou feliz pela maneira como foi. Acredito muito em trabalho e foi um desafio nosso trabalhar a cabeça dos jogadores. Eu não esqueço o Pulpis e o Mário pelo trabalho realizado anteriormente."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2FC Porto39
3Moreirense39
4Famalicão37
5Sp. Braga26
6Benfica26
7Gil Vicente34
8Arouca34
9Vitória SC33
10Casa Pia33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Ford

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas