Cristiano Ronaldo com fortuna saudita, mas ainda sem sucesso desportivo

A ida de Cristiano Ronaldo para a Arábia Saudita surpreendeu o futebol mundial, reforçou a sua fortuna em 500 milhões de euros e impactou a modalidade no país, porém falta ao madeirense cumprir o desejo do título pelo Al Nassr.

JEDDAH, SAUDI ARABIA - APRIL 30: Cristiano Ronaldo of Al Nassr reacts during the AFC Champions League Elite Semi Final between Al Nassr and Kawasaki Frontale at King Abdullah Sports City Hall Stadium on April 30, 2025 in Jeddah, Saudi Arabia.  (Photo by Y

© Getty Images

Lusa
26/06/2025 16:12 ‧ 26/06/2025 por Lusa

Desporto

Al Nassr

Depois de cerca de duas décadas sempre ao mais alto nível no futebol europeu e internacional, representando Manchester United, Real Madrid e Juventus, após se ter formado no Sporting, 'CR7' prossegue a carreira num país sem tradição na modalidade, mas com imenso dinheiro para a criar, apostando no português como 'cabeça de cartaz' para cativar outros atletas de elite. Com a renovação de contrato até 2027, hoje oficializada, a missão vai continuar.

 

"Está a fazer-se história. Esta é uma contratação que não só vai inspirar o nosso clube a alcançar ainda mais sucesso, mas também a nossa liga, o nosso país e gerações futuras, rapazes e raparigas a serem a melhor versão de si mesmos. Bem-vindo, Cristiano, à tua nova casa", escreveu o emblema saudita, quando anunciou o acordo, em 22 de dezembro de 2022.

Com efeito, o sonho dos sauditas não se cumpriu na totalidade, pois se a sua liga cresceu fortemente em termos de mediatismo internacional e qualidade média dos plantéis - e os jovens até se terão inspirado no exemplo do português -, a verdade é que o sucesso desportivo do Al Nassr ainda não aconteceu, situação que o português quer mudar.

O triunfo, em 2023, na Taça dos Campeões Árabes, prova que a FIFA não reconhece, foi o seu único momento de celebração, já que o título saudita escapou sempre à formação de Riade, que foi segunda classificada no campeonato em 2023 e 2024, e terceira esta época, ficando de fora da próxima edição da 'Champions' asiática.

Até à chegada do avançado, o Al Nassr somava nove títulos de campeão saudita, o último dos quais em 2018/19, e esse registo persiste imutável.

Sem troféus coletivos no clube -- na seleção de Portugal, conquistou recentemente a sua segunda Liga das Nações -, Cristiano Ronaldo destacou-se como o melhor marcador do campeonato nas duas épocas completas que cumpriu, com 35 golos em 2023/24, recorde da competição, e 25 na temporada agora finda, além de 14 na meia temporada de estreia, em 2022/23. Em termos globais pelo Al Nassr, está à beira de celebrar a centena de golos, contabilizando 99 em todas as competições.

Oficial: Cristiano Ronaldo renova contrato com o Al Nassr até 2027

Oficial: Cristiano Ronaldo renova contrato com o Al Nassr até 2027

Cristiano Ronaldo, que terminava contrato esta época, tinha mantido as suas opções em aberto, anuncia agora que irá continuar no Al Nassr, clube onde chegou em 2022, na procura de conquistar o primeiro título oficial na Arábia Saudita.

Davide Rodrigues Araújo | 14:08 - 26/06/2025

Ainda assim, a ambicionada meta dos 1.000 golos na carreira exige, pelo menos, mais duas épocas a bom nível, já que está com 944 golos em 1301 jogos, ou seja, a 56 do registo milenário.

Quando decidiu mudar de vida, em vésperas do Mundial2022, o capitão da seleção portuguesa tinha 37 anos e rescindiu com os ingleses do Manchester United, nos quais estava numa segunda passagem, mais conturbada e discreta, após a glória que o levou ao topo mundial, entre 2003 e 2009.

A opção de Ronaldo abriu caminho a outras estrelas do futebol internacional -- poucos, no auge das carreiras, aceitaram o desafio -, como o brasileiro Neymar, o senegalês Sadio Mané ou o francês Karim Benzema, que emprestaram interesse acrescido a uma competição na qual o fundo soberano saudita apoia quatro clubes, que, assim, disputam um campeonato à parte, tal a disparidade de recursos face à concorrência.

O atleta teve papel preponderante no novo peso geopolítico do futebol árabe, que já organizou o Mundial2022, no Qatar, e que voltará a receber a prova em 2034, precisamente na Arábia Saudita, com a 'ajuda de Ronaldo, numa opção novamente muito criticada por várias organizações internacionais de defesa de direitos humanos, que esperariam um papel mais interventivo de 'CR7' nestas questões.

Quando, no fim do contrato, se especulou sobre a sua possível saída para outro campeonato, vários meios de comunicação anunciaram que o Fundo de Investimento Público saudita ainda o tentou negociar para outro emblema local -- teria pensado no Al Hilal ou Al Ahli --, porém o diretor desportivo do Al Nassr, o espanhol Fernando Hierro, assumiu o esforço para tentar a renovação, agora consumada.

Leia Também: Cristiano Ronaldo, o 'monstro' competitivo que continua atrás de recordes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Salah vai sentir saudades de Darwin Nunez: "Fizeste-nos rir..."

Salah

Salah vai sentir saudades de Darwin Nunez: "Fizeste-nos rir..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas