Procurar

Benfica derruba 'besta negra' do Bayern e está nos 'oitavos' do Mundial

Encarnados venceram, por 1-0, os alemães em jogo da 3.ª e última jornada do Grupo C no Mundial de Clubes. Andreas Schjelderup e Anatoliy Trubin foram os nomes maiores do coletivo benfiquista, que fez história em Charlotte. O primeiro lugar do agrupamento ficou também garantido.

Benfica derruba 'besta negra' do Bayern e está nos 'oitavos' do Mundial

© Getty Images

Luis Júnior
24/06/2025 22:02 ‧ há 3 meses por Luis Júnior

Catorze jogos depois, o Benfica conseguiu, esta terça-feira, vencer pela primeira vez na sua história o todo-poderoso Bayern Munique, em duelo da terceira e última jornada do Grupo C no Mundial de Clubes. O magro triunfo, por 1-0, em Charlotte, valeu aos encarnados a ascensão ao primeiro lugar do agrupamento e consequente apuramento para os oitavos de final.

 

O técnico Bruno Lage voltou a exibir um plano de jogo sólido assente no rápido contragolpe. Aos 13', Andreas Schjelderup fez o único golo da partida. Na segunda parte, Anatoliy Trubin realizou um par de defesas fantásticas, segurando uma histórica vitória da equipa portuguesa, que 'imita' o feito recente da seleção nacional, que venceu os alemães volvidos 25 anos.

Filme do jogo

Comparativamente com o último jogo, Bruno Lage fez três alterações, uma delas forçada: Samuel Dahl pelo suspenso Carreras, Renato Sanches por Kokçu e Schjelderup por Akturkoglu. Do lado dos germânicos, destaque para a titularidade dos dois portugueses no plantel, Raphael Guerreiro e João Palhinha. Kane, Musiala, Kimmich e Olise ficaram pelo banco de suplentes.

Após o apito inicial, os atuais campeões da Bundesliga tentaram assumir as despesas da partida, mas o primeiro sinal de perigo pertenceu aos encarnados ao minuto 8, através de um remate de Di María para defesa apertada do guarda-redes Manuel  Neuer para canto.

O coletivo benfiquista ganhou ânimo e inaugurou o marcador aos 13', novamente com Di María na jogada. O extremo argentino libertou a bola para Fredrik Aursnes, que tirou um cruzamento para o coração da área, encontrando Andreas Schjelderup, solto de marcação, que não desperdiçou tamanha oportunidade.

Pouco depois, aos 17', Pavlidis surgiu isolado na cara do guardião adversário, mas o atacante grego optou por esperar o contato do defesa-central Upamecano em vez de atirar para o fundo das redes. Ao longo da primeira parte, o Benfica exibiu a melhor versão coletiva e individual nesta competição, com Di María, Renato Sanches e Aursnes em plano de destaque.

No regresso dos balneários, Vincent Kompany fez entrar Kane, Kimmich e Olise e os bávaros melhoraram consideravelmente. Ainda no seu meio-campo, Kimmich, aos 51', colocou a bola nas costas do defesa António Silva, mas Leroy Sané não teve arte para superar a 'mancha' de Anatoliy Trubin.

Na resposta, aos 56', Akturkoglu teve o 2-0 nos pés, mas o remate do extremo turco esbarrou na luva direita de Manuel  Neuer, que ia mantendo a sua equipa em jogo. O empate apareceu aos 61', por Kimmich, mas o lance foi invalidado por fora de jogo de Kane, que interferiu no campo de visão de Trubin.

O intenso calor voltou a ter impacto no ritmo da partida, com os jogadores das duas equipas a revelarem, por vezes, dificuldades em respirar. Ainda assim, o Bayern procurou o golo e o consequente empate. Aos 75', o jogo direto quase fez a diferença, mas Anatoliy Trubin voltou a estar à altura do desafio proposto por Aleksandar Pavlovic.

A defesa encarnada, com destaque para António Silva, segurou o resultado até ao apito final e a festa encarnada aconteceu no relvado. O Benfica irá agora aguardar pelo desfecho do Grupo D, sabendo que 'foge' ao Flamengo na próxima fase da competição.

Leia Também: EM DIRETO: O 'tudo ou nada' para o Benfica com vista aos oitavos de final

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si