Bernardo Silva 'obriga' Guardiola a decisão drástica no Manchester City

Bernardo Silva foi escolhido por Pep Guardiola para ser o novo capitão do Manchester City. O treinador catalão decidiu não ouvir o plantel e definir os quatro capitães que vão liderar a equipa na próxima época. Rúben Dias, Rodri e Erling Haaland serão os vices.

PHILADELPHIA, PA - JUNE 18:  Bernardo Silva #20 of Manchester City prior to the FIFA Club World Cup Group G game against Wydad AC on June 18, 2025 at Lincoln Financial Field in Philadelphia, Pennsylvania.  (Photo by Rich Graessle/Icon Sportswire via Getty

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
19/06/2025 13:27 ‧ 19/06/2025 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Mundial de Clubes

Nova época, muitos milhões e uma nova liderança no balneário. Pep Guardiola não quer repetir os erros do passado e decidiu ser o responsável pela escolha do novo lote de capitães do Manchester City. Após a saída de Kevin de Bruyne, a custo zero, e do afastamento de Kyle Walker, o treinador catalão optou por tomar uma decisão drástica e ao contrário que sempre fez ao longo da carreira, deixando a decisão nas mãos do balneário, desta vez fez uma escolha, pela primeira vez, apenas com base nas suas convicções. Nesse sentido, o grande escolhido foi Bernardo Silva, internacional português que se prepara para a nona (e última) temporada ao serviço do conjunto inglês. 

 

A decisão foi anunciada por Pep Guardiola ainda antes da estreia do Manchester City no Mundial de Clubes que decorre nos Estados Unidos da América - no qual é o campeão em título -, diante do Wydad Casablanca (2-0). 

"Pela primeira vez na minha carreira, decidi quem seria o meu capitão. Não gostei do que aconteceu na última época e decidi nesta nova temporada quem iria representar a equipa. Apenas quis tomar a decisão e por vezes quero ser quem manda. Escolhi quatro capitães e talvez depois deste Mundial de Clubes podemos escolher mais um ou dois. Quando tens o Bernardo, quando tens o Rubem quando tens o Rodri, mais o Gundogan, que foi um capitão incrível no ano do triplete, então Haaland vai apreender", garantiu Guardiola, citado pelo Athletic. 

Manchester City 'imita' FC Porto e derrota Wydad na estreia no Mundial

Manchester City 'imita' FC Porto e derrota Wydad na estreia no Mundial

Rúben Dias e Bernardo Silva não foram utilizados por Pep Guardiola no encontro diante do Wydad Casablanca, adversário do FC Porto num encontro de cariz particular, enquanto Matheus Nunes foi lançado nos descontos.

Notícias ao Minuto | 18:59 - 18/06/2025

Assim sendo, o lote de capitães parece ter ficado definido e a hierarquia também estará estabelecida: Bernardo Silva será o primeiro, seguindo-se Erling Haaland, Rúben Dias e Rodri como vices capitães. 

De resto, o Telegraph não tem dúvidas de que este gesto de Guardiola trata-se de um "agradecimento especial" a Bernardo Silva, que já afirmou que vai cumprir contrato com o Manchester City até ao final - leia-se, junho de 2026. 

"Quando chegar a altura certa, falarei sobre isso. Tenho um ano de contrato, por isso é óbvio que posso sair na próxima época. Esta época, de certeza, vai ser no Manchesteer City, vou ficar", afirmara o internacional português na quarta-feira. 

Estreia como capitão adiada 

Apesar da decisão de Guardiola, Bernardo Silva ainda não se estreou no papel de capitão principal. Diante do Wydad, na tarde de quarta-feira, o internacional português ficou no banco de suplentes e foi Ederson quem envergou a braçadeira, apesar de Erling Haaland estar em campo. 

Notícias ao Minuto Ederson liderou equipa do Manchester City que iniciou a defesa do título no Mundial de Clubes.© Getty Images  

Benfica vai ter de esperar 

Curiosamente, o nome de Bernardo Silva já havia sido apontado como um dos alvos de Rui Costa para o mercado de transferências do Benfica no verão que já está ao virar da esquina. No entanto, e com uma ligação mais vincada a João Noronha Lopes, um dos candidatos assumidos à presidência das águias, o internacional, português de 30 anos adia, uma vez mais, o regresso à Luz, deixando em aberto a possibilidade de voltar no verão de 2026. 

Atenção, Benfica: Bernardo Silva revela clube para a próxima temporada

Atenção, Benfica: Bernardo Silva revela clube para a próxima temporada

Jogador termina contrato com o Manchester City em junho de 2026 e já tomou decisão acerca do seu futuro.

Notícias ao Minuto | 08:46 - 18/06/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Futebolista Icardi e ex-mulher em guerra. "Nunca consumi substâncias"

Futebol

Futebolista Icardi e ex-mulher em guerra. "Nunca consumi substâncias"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Fórmula 1

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas