Powered bySolverde
Disclaimer

"Samuel Dahl não teve a sua noite. É um pouco tenrinho a nível defensivo"

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o antigo defesa encarnado analisou a prestação do sueco no duelo do Mundial de Clubes diante do Boca Juniors, antevendo mudanças para o encontro diante do Auckland.

MIAMI GARDENS, FLORIDA - JUNE 16: Samuel Dahl #26 of SL Benfica controls the ball during the FIFA Club World Cup 2025 group C match between CA Boca Juniors and SL Benfica at Hard Rock Stadium on June 16, 2025 in Miami Gardens, Florida. (Photo by Hector Vi

© Getty Images

Rodrigo Querido
19/06/2025 07:21 ‧ há 3 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

O Benfica salvou um empate contra o Boca Juniors (2-2) na estreia no Mundial de Clubes , que teve lugar na noite de segunda-feira. Os encarnados tiveram de recuperar de dois golos de desvantagem, diante dos argentinos, para conquistar pontos neste primeiro jogo.

 

A passagem à próxima fase da competição não está descartada, mas do lado dos lisboetas houve um dos jogadores que esteve em claro sub-rendimento. Samuel Dahl foi titular no lado direito da defesa, tendo cometido dois erros nos dois golos dos argentinos.

Em entrevista exclusiva concedida ao Desporto ao Minuto, Paulo Madeira, ex-defesa do Benfica, frisou que o sueco não teve a melhor das exibições diante do Boca Juniors.

"Não correu bem a aposta do Bruno Lage no Dahl. Ele é bom jogador, mais a extremo esquerdo do que a lateral-esquerdo. É um pouco tenrinho a nível defensivo. O Benfica tomou conta do jogo do princípio ao fim da primeira parte. O Boca Juniors faz golos em dois lances. Um em que o Dahl disputa a bola no jogo aéreo e o outro num lance de bola parada. Terá de se corrigir alguma coisa no lado direito da defesa. O Bah está há muito tempo de fora. Os dirigentes do Benfica devem ter tudo planeado para ir buscar um lateral-direito na reabertura do mercado. Notou-se que a ausência de um lateral-direito de raiz pesa um pouco nos resultados e nas exibições da equipa", começou por dizer Paulo Madeira.

No banco de suplentes de Bruno Lage estava Leandro Santos, jovem lateral-direito que se estreou na equipa principal esta época. O antigo defesa-central reconheceu potencial no jogador, recordando as estreias de outros jovens nos seniores.

"O Leandro tem um potencial enormíssimo. É um jovem como muitos outros que foram lançados nos últimos anos pelo Benfica. Lembro-me de um João Félix, do Rúben Dias, do António Silva, do Tomás Araújo, do João Neves. São jovens que vão ter o seu tempo para se afirmar neste clube que promove muito bem a juventude. O Bruno Lage pensou que, para este jogo em particular, o Dahl podia fazer a diferença. O Dahl chegou a desempenhar esta função de lateral-direito no campeonato um pouco por necessidade. Se olharmos para o futebol a nível mundial, dificilmente conseguimos encontrar um lateral-direito que seja esquerdino. Até nisso é um bocado esquisito. Ao contrário já não se vê isso, uma vez que há muitos laterais-esquerdos destros. O Dahl não teve a sua noite diante do Boca. O Leandro vai ter as suas oportunidades porque tem potencial", prosseguiu o ex-jogador.

Notícias ao Minuto Leandro Santos está na comitiva do Benfica para o Mundial de Clubes.© Getty Images  

O Benfica terá como próximo adversário na competição os australianos do Auckland, que vêm de uma pesada derrota contra o Bayern Munique. Paulo Madeira acredita que Bruno Lage poderá promover alguma rotação na equipa tendo em vista o duelo contra os bávaros.

"O Benfica levou para esta digressão muitos jovens da equipa B. Este próximo jogo poderá servir para o Bruno Lage fazer essa rotatividade. A qualidade do jogo em si pode não ser alta, até porque eles vêm de uma derrota pesada. Mas isso não deve levar a que não se tenha de ter respeito pelo adversário. Estou convencido de que existirão mudanças, até para dar um prémio aos jogadores que foram para este Mundial de Clubes. Há uma oportunidade grande para que quem não jogou neste primeiro jogo poder jogar no segundo", vincou.

E poderá Leandro Santos surgir como o lateral-direito no duelo contra o Auckland? Paulo Madeira acredita que o jovem pode agarrar o lugar se der resposta ante os neozelandeses.

"A carreira do jogador é como ir ao médico e tirar sangue. A partir do momento em que surge a vez deles, os jogadores têm de mostrar dentro de campo que o treinador pode contar com eles. É neste momento que muitas das vezes aparecem jovens. Estou a lembrar-me da forma como o António Silva apareceu na equipa principal do Benfica. Saiu-lhe a senha, convenceu o treinador e, a partir daquela altura, passou a ser titular com uma idade muito prematura. Os jogadores têm de aproveitar esta oportunidade", finalizou.

Leia Também: Benfica mostra ao Boca Juniors o que é tango argentino e anima as contas

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas