Rui Jorge admite efetuar mudanças no 'onze' no jogo com a Polónia

Selecionador nacional antecipou o duelo da 2.ª jornada do Grupo C do Europeu sub-21.

Trencín, Slovakia - June 11: head coach Rui Jorge of Portugal cheers during the UEFA European Under-21 Championship 2025 Group Stage match between Portugal and France at tadión Sihot on June 11, 2025 in Trencín, Slovakia. (Photo by Marco Steinbrenner/DeFo

© Getty Images

Lusa
13/06/2025 15:49 ‧ 13/06/2025 por Lusa

Desporto

Euro sub-21

Portugal vai mudar alguns titulares no encontro com a Polónia, no sábado, para a segunda jornada do Grupo C do Europeu de futebol de sub-21, afirmou hoje o selecionador nacional Rui Jorge, confirmando mexidas no ataque.

 

"Vamos alterar, não apenas por gestão [física], mas também por isso. O duelo anterior foi extremamente desgastante, mas disse aos jogadores que este é, eventualmente, o grupo mais homogéneo desde que estou cá. Estou à vontade com todos e isso leva-me a poder pensar no jogo seguinte de outra forma", garantiu o técnico, em conferência de imprensa.

Três dias depois do empate frente à França (0-0), vencedora em 1988, Portugal regressa ao Estádio Sihot, em Trencin, na Eslováquia, para encarar a Polónia no sábado, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), ao passo que França e Geórgia jogam à mesma hora em Zilina, numa ronda que pode apurar os georgianos para os quartos de final e afastar os polacos.

"A última partida foi impactante [a nível físico] e fomos sentindo isso nos treinos nos dias seguintes. Obviamente, terá interferência na escolha do 'onze' para o próximo jogo, mas resta-nos jogar bem e estar ao melhor nível se queremos continuar em prova", observou.

Portugal divide o segundo lugar do Grupo C com a França, ambos com um ponto, a dois da Geórgia, que começou com um triunfo sobre a Polónia (2-1), garantido nos descontos.

"A Polónia é diferente da França em relação à linha defensiva [de três centrais]. Isso traz uma aglomeração de futebolistas, principalmente em zonas mais próximas da sua baliza, e dificulta a procura por espaços para finalizar. Agora, exibem outras qualidades quando decidem pressionar alto, são muito agressivos e fortes na bola parada ofensiva. Existem diversas situações que temos de contornar para vencê-los", analisou Rui Jorge.

Os dois primeiros colocados das quatro 'poules' acedem à fase a eliminar da 25.ª edição do Europeu de sub-21, na qual a equipa nacional já foi finalista vencida em 1994, 2015 e 2021, estando a final marcada para 28 de junho, no Estádio Tehelné pole, em Bratislava.

"Não queremos ser lentos na circulação da bola, mas agressivos a atacar este oponente. Agora, acredito que vá ser um desafio diferente do primeiro, mas temos futebolistas com versatilidade, inteligência e qualidade técnica para superar uma situação destas", referiu.

Caso sejam utilizados, o médio Paulo Bernardo e o avançado Henrique Araújo igualam o recorde de 30 embates do antigo centrocampista Manuel Fernandes pelos sub-21 lusos, numa altura em que disputam a segunda fase final consecutiva, após a estreia em 2023.

"Esse número só tem significado por haver alguém que acredita que eles são potenciais jogadores da equipa principal e por ainda não terem tido a sorte de subir de patamar. Às vezes, quando se fala em recordes, há uma ânsia desmedida em atingir algo, mas só se deve pensar nisso no final. Este recorde será a consequência de uma coisa boa, por um lado, e de outra ainda não totalmente conseguida, que é a chegada à seleção principal", comentou Rui Jorge, que lançou Paulo Bernardo a tempo inteiro na quarta-feira e deixou Henrique Araújo no banco, com o médio a 'herdar' a braçadeira de capitão do avançado.

Leia Também: Oficial: Juventus reforça aposta em Igor Tudor no comando técnico

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas