FC Porto e Sporting reagem a atos de violência após jogo de hóquei

Elementos de uma claque leonina atacaram um carro onde seguiam adeptos dos dragões, já depois do Clássico de hóquei em patins

Sporting FC porto hoquei

© Sporting

Notícias ao Minuto
10/06/2025 21:14 ‧ 10/06/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

Hóquei em Patins

Os instantes que se seguiram ao Sporting-FC Porto (4-4, 1-2 após grandes penalidades) em hóquei em patins, esta terça-feira, ficaram marcados por momentos de muita tensão nas imediações do Pavilhão João Rocha, motivando as rápidas reações de ambos os rivais a condenar os atos de violência verificados.

 

Um carro onde seguiam adeptos afetos ao clube azul e branco foi violentamente atacado por um grande grupo de indivíduos ligados a uma claque leonina, desde o arremesso de pedras a artefactos politécnicos. O incidente resultou em dois feridos que foram transportados para o Hospital de Santa Maria, levando o FC Porto a falar de um "atentado cobarde que não causou vítimas mortais por mero acaso".

"O FC Porto repudia veementemente os gravíssimos acontecimentos ocorridos em Lisboa, estando já em contacto com as vítimas deste ataque bárbaro, a quem informou que lhes será prestado todo o apoio no regresso a casa, bem como na assessoria jurídica necessária às participações cíveis e criminais que se considerem adequadas", escreveu o clube da cidade Invicta.

Carro atacado após jogo de hóquei em Lisboa. Dois adeptos hospitalizados

Carro atacado após jogo de hóquei em Lisboa. Dois adeptos hospitalizados

Jogo aconteceu no Pavilhão João Rocha e o carro onde seguiam os adeptos do FC Porto foi atingido por um engenho pirotécnico na Alameda das Linhas de Torres.

Tomásia Sousa | 21:11 - 10/06/2025

Além disso, o emblema nortenho anunciou já estar em contacto com a autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) e a Federação de Patinagem de Portugal (FPP), de forma a ir "até às últimas consequências para garantir que este caso não passa sem uma punição severa e exemplar para os criminosos nele envolvidos".

Por seu turno, o Sporting condenou "de forma violente" o episódio e garantiu que irá colaborar com as autoridades, tomando "todas as medidas necessárias para identificar os responsáveis"

"O Sporting CP não se revê nestes comportamentos, que atentam contra os valores do Clube e desrespeitam o espírito do desporto. Quem escolhe a violência como forma de expressão não representa o Sporting CP. A paixão pelo Clube nunca poderá ser usada como escudo para a violência", escreveu o clube de Alvalade.

Leia os comunicados na íntegra:

FC Porto

"Na sequência do quinto jogo da meia-final do Campeonato Nacional de hóquei em patins, realizado ao início da tarde desta terça-feira no Pavilhão João Rocha, um grupo de adeptos do FC Porto foi alvo de uma emboscada por parte de adeptos do Sporting CP.

Enquanto tentavam iniciar a viagem de regresso à cidade Invicta, as viaturas em que estes portistas seguiam foram apedrejadas e alvo do arremesso de artefactos pirotécnicos. Os ocupantes só tiveram tempo para fugir antes de um dos veículos pegar fogo e ficar totalmente destruído.

Dois dos adeptos acabaram por ser transportados para o Hospital de Santa Maria, onde a gravidade dos seus ferimentos está neste momento a ser avaliada. Apenas por mero acaso este atentado cobarde não causou vítimas mortais.

O FC Porto repudia veementemente os gravíssimos acontecimentos ocorridos em Lisboa, estando já em contacto com as vítimas deste ataque bárbaro, a quem informou que lhes será prestado todo o apoio no regresso a casa, bem como na assessoria jurídica necessária às participações cíveis e criminais que se considerem adequadas.

Além disso, o Clube também já contactou a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) e a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) e irá até às últimas consequências para garantir que este caso não passa sem uma punição severa e exemplar para os criminosos nele envolvidos".

Sporting 

"O Sporting Clube de Portugal condena de forma veemente os atos de violência ocorridos esta tarde, em Lisboa, após o jogo de hóquei em patins, envolvendo adeptos do Sporting CP e do FC Porto.

O Sporting CP não se revê nestes comportamentos, que atentam contra os valores do Clube e desrespeitam o espírito do desporto. Quem escolhe a violência como forma de expressão não representa o Sporting CP. A paixão pelo Clube nunca poderá ser usada como escudo para a violência. 

O Sporting CP colaborará ativamente com as autoridades no apuramento de responsabilidades e tomará todas as medidas necessárias para identificar os responsáveis".

Leia Também: Carro atacado após jogo de hóquei em Lisboa. Dois adeptos hospitalizados

Leia Também: FC Porto verga Sporting nos penáltis e está na final do campeonato

Leia Também: Ângelo Girão despede-se do hóquei e pede "respeito" a adeptos do FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Óbito

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Tesla

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas