Procurar

World Boxing pede desculpa a Imane Khelif por bronca com testes de género

Organismo assume que "a privacidade da atleta deveria ter sido protegida".

World Boxing pede desculpa a Imane Khelif por bronca com testes de género

© Getty Images

Notícias ao Minuto
04/06/2025 11:59 ‧ há 2 meses por Notícias ao Minuto

Desporto

Boxe

A World Boxing viu-se, esta quarta-feira, obrigada a endereçar um pedido de desculpas a Imane Khelif, depois de, na passada semana, ter anunciado que esta ficaria excluída da categoria feminina até realizar os novos testes de género obrigatórios.

 

À estação televisiva britânica BBC Sport, um porta-voz do organismo que rege o pugilismo amador sublinhou que o presidente, Boris van der Vorst, enviou uma carta à campeã olímpica, retratando-se pelo facto de a ter apontado como um exemplo e assumindo que "a privacidade da atleta deveria ter sido protegida".

A argelina, recorde-se, conquistou a medalha de ouro na categoria de -66kg, nos últimos Jogos Olímpicos, disputados na capital francesa de Paris, já depois de ter sido afastada de todas as competições organizadas pela Associação Internacional de Boxe.

O organismo alegava, na altura, ter testes que comprovavam que a atleta de 26 anos de idade era, na verdade, um homem. No entanto, nunca chegou a divulgá-los, pelo que esta foi autorizada a participar na competição.

Leia Também: "Imane Khelif sabia que era homem. Sabia que estava a fazer batota"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si