Moreirense recebe milhões do grupo Black Night e aponta a novo estádio

O Moreirense vai obter um investimento de 15,8 milhões de euros (ME) do fundo Black Knight e espera ter o novo estádio de futebol pronto entre 2029 e 2030, confirmou hoje à Lusa o presidente do clube, Vítor Magalhães.

Notícia

© Getty Images

Lusa
01/06/2025 15:43 ‧ há 2 dias por Lusa

Desporto

I Liga

O dirigente realçou que os 15,8 ME, como a construção do novo estádio, já estão contratualizados com o grupo ao qual foi aprovada a venda da maioria da SAD dos minhotos -- uma percentagem de 62,5% que, no futuro, passará a 70% --, na assembleia geral extraordinária realizada no sábado, com 94% de votos favoráveis dos mais de 300 associados.

 

Dos 15,8 ME, 10 ME vão ser aplicados na segunda fase da academia, que contempla a instalação de mais dois relvados naturais, um deles acompanhado por uma bancada com lotação entre 1.500 e 2.000 espetadores, e do edifício principal, capaz de albergar 52 jogadores dos escalões de formação. Os restantes 5,8 ME vão ser aplicados na equipa principal de futebol, que compete na I Liga portuguesa.

Presidente ininterrupto do clube desde 2008 e do conselho de administração da SAD desde a sua criação, em 2013, Vítor Magalhães quer ter esses relvados naturais prontos no início de 2026 e o edifício, equipado ainda com auditórios, salas de conferência e balneários, concluído em 2027.

Implantada nos terrenos da designada Quinta da Devesa, na fronteira entre a vila de Moreira de Cónegos e a freguesia de Guardizela, no concelho de Guimarães, a academia, apelidada de 'vila desportiva', já conta com dois relvados naturais, um sintético e um edifício para a formação.

Noutra parcela dos 156 mil metros quadrados na posse do Moreirense, mais próxima do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, está previsto um novo estádio para a equipa da I Liga, com lotação para 10 mil espetadores, acompanhado por 500 lugares de estacionamento privado e três mil de estacionamento público.

A SAD do Moreirense vai continuar a utilizar o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, recinto que acolhe cerca de seis mil espetadores, para treinos e para jogos da ambicionada equipa B ou equipa de sub-23, que garanta competição na transição dos juniores para os seniores, esclareceu o presidente.

As equipas masculinas de sub-15, sub-17 e sub-19 pertencem à SAD, pelo que estarão sob a alçada do fundo liderado pelo empresário norte norte-americano Bill Foley, que foi criado em 2022 e detém o Bournemouth, da Liga inglesa.

O Black Knight Football Club é ainda proprietário do Auckland FC, equipa que criou após garantir o direito a uma franquia no principal campeonato da Nova Zelândia, e detém participações minoritárias no Lorient, campeão do segundo escalão de França em 2024/25, e no Hibernian, da Liga escocesa.

Com a venda da maioria da SAD ao grupo britânico, Vítor Magalhães crê que o emblema de Moreira de Cónegos tem condições para "mais longevidade" e para ser "mais fácil de gerir" doravante.

"O Moreirense tem duas datas marcantes. A primeira, e mais importante, foi a sua fundação, em 01 de novembro de 1938. A segunda é 31 de maio de 2025, por este passo importantíssimo. Isto vem trazer outra competitividade, outra criatividade, outra imaginação para dar mais longevidade à instituição. O Moreirense será sempre o Moreirense, mas terá mais fontes de receita e será mais fácil de gerir", disse à Lusa.

Leia Também: Sócios do Moreirense aprovam venda da maioria da SAD a grupo Black Knight

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vídeo. Margarida Corceiro em Espanha para apoiar Lando Norris

Margarida Corceiro

Vídeo. Margarida Corceiro em Espanha para apoiar Lando Norris

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Soam os alarmes na Red Bull: Verstappen a um ponto da suspensão

Fórmula 1

Soam os alarmes na Red Bull: Verstappen a um ponto da suspensão

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas