Procurar

Vitória SC arrasa polémicas e fala em "situação alarmante" em Portugal

O Vitória SC, da I Liga portuguesa de futebol, defendeu hoje uma utilização "mais rigorosa e transparente" do sistema de videoárbitro (VAR), numa fase em que considera "alarmante" o estado do futebol em Portugal.

Vitória SC arrasa polémicas e fala em "situação alarmante" em Portugal

© Getty Images

Lusa
31/05/2025 11:43 ‧ há 4 meses por Lusa

Desporto

I Liga

Em nota publicada no site oficial, o clube minhoto menciona a "dualidade de critérios" e o uso do VAR como problemas associados ao "ambiente de suspeição que afeta o futebol português, prejudica todos os envolvidos, enfraquece a credibilidade das competições e limita o seu potencial".

 

"Problemas como a dualidade de critérios em decisões de arbitragem e o uso inadequado de tecnologias como o VAR continuam a fragilizar o princípio da equidade. Apelamos por isso a uma utilização mais rigorosa e transparente da tecnologia, que garanta justiça e confiança em todos os jogos", lê-se no comunicado assinado pela direção vitoriana.

Os vimaranenses realçam que "cada jogo e decisão devem refletir valores de desportivismo e de justiça", desde o primeiro minuto de uma época até ao último de uma final da Taça de Portugal, e creem que o "atual estado alarmante" da modalidade só pode ser revertido com "respeito, excelência e transparência", valores fundamentais "para uma competitividade saudável e exemplar".

Disposto a contribuir para que o futebol profissional seja "motivo de orgulho nacional" e "referência a nível global", o Vitória pede ainda ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, e ao presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Reinaldo Teixeira, que ajam para que o desporto, além de "talento em campo", seja "um exemplo de valores e profissionalismo".

"Apelamos ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol e ao presidente da Liga Portugal, como responsáveis máximos do futebol nacional, para que liderem este processo com determinação, compromisso e imparcialidade, traçando um caminho íntegro e competitivo", refere a nota.

Leia Também: Luís Pinto bem encaminhado para suceder a Luís Freire no Vitória SC

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si