Luís Godinho apita no Jamor. Benfica sorri mais do que o Sporting?

Aos 39 anos, o juiz eborense estreia-se em finais da Taça de Portugal e logo num dérbi entre Benfica e Sporting. É a terceira vez que está em jogos que envolvem os rivais lisboetas, sendo que os leões nunca venceram com o alentejano.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
22/05/2025 07:44 ‧ há 3 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Taça de Portugal

Está encontrado o homem que apitará o dérbi entre Benfica e Sporting na final da Taça de Portugal. O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol fez saber, na tarde de quarta-feira, que Luís Godinho é o eleito para dirigir o dérbi do próximo domingo.

 

Mas quem é este alentejano que estará no jogo que encerra a temporada desportiva destes dois rivais lisboetas? Aos 39 anos, o juiz nascido na cidade de Borba viverá também ele um dia recheado de emoções fortes. É que o eborense vai estrear-se nas decisões da prova rainha do futebol nacional.

Luís Godinho não é um desconhecido nestas lides de jogos entre Benfica e Sporting. O juiz prepara-se para dirigir pela terceira vez um jogo entre águias e leões, depois de ter arbitrado dois dérbis no Estádio da Luz.

A primeira vez do alentejano em dérbis lisboetas foi na época 2018/19. Na altura, no Estádio da Luz, Godinho ajuizou o jogo que terminou com um empate (1-1), na terceira jornada da I Liga, a 25 de agosto de 2018. Nessa mesma época, esteve presente no triunfo (2-1) da turma encarnada, na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Contas feitas, os leões nunca venceram encontros liderados pelo árbitro da Associação de Futebol de Évora.

Experimentado em Clássicos e no futebol internacional

Luís Godinho está na categoria de árbitro profissional desde o ano 2015 e tem insígnias FIFA desde 2017, quando se tornou internacional. Apesar da pouca experiência em dérbis, o juiz eborense é já um habitué em Clássicos.

Este será o oitavo na carreira de Godinho, depois de ter arbitrado duas edições da Supertaça Cândido de Oliveira. Esteve em 2023 no triunfo do Benfica frente ao FC Porto, por 2-0, e na vitória dos dragões diante do Desportivo das Aves, por 3-1, em 2018.

Esta época, o árbitro de 39 anos esteve apenas num dos jogos a envolver os denominados três grandes. Godinho ajuizou, logo no arranque do campeonato, a vitória do Sporting sobre o FC Porto (2-0), à quarta jornada da I Liga. No que diz respeito a encontros de Benfica ou de Sporting, o borbense dirigiu um total de cinco partidas dos leões (Sporting de Braga em duas ocasiões, Nacional, Rio Ave no Clássico) e duas das águias (Sporting de Braga e Arouca), todas relativas ao campeonato. Esteve ainda presente na Eusébio Cup.

"Dérbi na final da Taça? Aquilo não é uma guerra. É a festa do ano"

Em entrevista exclusiva concedida ao Desporto ao Minuto, Carlos Xavier, que marcou o golo verde e branco no último dérbi no final da Taça de Portugal, anteviu um jogo equilibrado e pediu que os adeptos se respeitem mutuamente,

Rodrigo Querido | 07:04 - 21/05/2025

Registo disciplinar sem muitos vermelhos

Luís Godinho esteve presente em 19 encontros do campeonato português esta temporada. Ao todo, já mostrou 99 cartões amarelos. Conta ainda com dois duplos amarelos e ainda três expulsões neste período de jogo.

Se alargamos o espetro a estes dez anos na categoria de árbitro profissional, o juiz eborense exibiu o cartão amarelo em 882 ocasiões. Mostrou ainda 26 duplos amarelos e promoveu 25 expulsões. Ao todo, esteve presente em 173 jogos da I Liga. No capítulo dos penáltis, Luís Godinho assinalou apenas seis esta época e 59 enquanto profissional.

O próximo desafio da carreira de Godinho será um jogo que promete ser escaldante. De um lado estará o Benfica, que é recordista de triunfos na Taça de Portugal, com 26 troféus conquistados. As águias cumprem a 39.ª presença no jogo decisivo, a oitava frente ao rival Sporting, que disputa a final pela 31.ª vez, em busca do seu 17.º título.

A reedição da final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting, a primeira desde o trágico dérbi marcado pela morte de um sportinguista atingido por um 'very light' disparado por um adepto encarnado, em 1995/96, está marcada para domingo, às 17h15.

Leia Também: Eis o árbitro para a final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting 

Leia Também: Taça de Portugal: "Apelamos a adeptos que tenham controlo". O que saber?

Leia Também: Di María dá o mote para o Benfica-Sporting na final da Taça de Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Problemas para Amorim? "Trabalha como ninguém para jogar 19 minutos. Uau"

Liga Europa

Problemas para Amorim? "Trabalha como ninguém para jogar 19 minutos. Uau"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas