FC Porto promete um 'entra e sai' no mercado de transferências do verão

Com a introdução do 3x4x3, a SAD irá procurar dar matéria-prima a Martín Anselmi, nomeadamente na defesa e no meio-campo. O ataque faz descansar os adeptos portistas, mas pede-se tempo à tamanha juventude.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/05/2025 07:16 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

FC Porto

Com a temporada a chegar para o seu término, crescem as dúvidas acerca da composição do plantel do FC Porto para a próxima temporada. A aposta de Martín Anselmi no 3x4x3 parece não combinar com o atual leque de jogadores, muitos criticados pelos exigentes adeptos portistas.

 

Assim sendo, o mercado de transferência de verão promete ser de novidades no seio do Dragão. Recorde-se que em entrevista ao jornal O Jogo, em março, o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, prometeu reforçar a equipa, no sentido de poder lutar de forma real pelo título de campeão, algo que foge ao clube há três anos.

Olhando para o plantel de 2024/25 é evidente que existem jogadores, que estão a realizar os últimos jogos de dragão ao peito. Logo à partida, o defesa-central Tiago Djálo será 'devolvido' à Juventus, após um ano marcado pelo fraco desempenho dentro de campo e pelo encanto pela vida noturna fora das quatro linhas. Refira-se que o internacional português está, inclusive, afastado, do plantel principal a responder um processo disciplinar.

Várias incógnitas no eixo defensivo

Os 50 golos sofridos na presente temporada é um registo que preocupa e (muito) os adeptos portistas. Olhando para os centrais, Otávio esteve bastante abaixo das expetativas, assim como Nehuén Pérez, já contratado à Udinese. O veterano Ivan Marcano, de 37 anos, termina contrato na presente temporada. Sobra Zé Pedro, que tem sido o mais fiável, apesar de também não convencer totalmente. Aliado a tudo isto, estes quatro jogadores têm demonstrado alguma incapacidade de adaptação ao novo modelo implantando, estando, muitas expostas, as suas fragilidades relacionados com a fraca capacidade de construção na primeira fase.

Nas laterais, João Mário, Martim Fernandes e Francisco Moura deverão ter lugar garantido em 2025/26. Em sentido contrário, Zaidu parece ter perdido o comboio e uma possível saída não está descartada.

Despedida sem glória de Fábio Vieira

No meio-campo, o clube sabe desde já que irá perder um elemento importante, como é o caso de Fábio Vieira cedido pelo Arsenal. O talentoso médio criativo, de 24 anos, regressou ao clube no qual é formado para fazer a diferença, mas ficou o sentimento de que foi curto o seu desempenho, apesar dos cinco golos e cinco assistências. A conquista da Supertaça será o único título nesta sua segunda passagem.

Alan Varela, Eustáquio, Tomás Pérez e Vasco Sousa, este último a recuperar de uma grave lesão num joelho, são as opções para um setor, que não deverá contar com Marko Grujic e André Franco no futuro.

Mora, Samu, Deniz Gul e William Gomes são presente e o futuro

No ataque, residem as maiores virtudes do FC Porto. A contratação de Samu é justificada pelos 24 golos na temporada de estreia e o avançado espanhol ainda tem uma grande margem de progressão. Ao seu lado, estará o 'menino prodígio' do Olival, caso de Rodrigo Mora, que tomou a I Liga de assalto, aos 18 anos. São já oito golos e quatro assistências para o camisola 86, que se prepara para renovar o seu contrato.

Renovação já lá 'Mora' chegando maioridade e deve ser oficial esta semana

Renovação já lá 'Mora' chegando maioridade e deve ser oficial esta semana

Jovem faz esta segunda-feira 18 anos e deverá prolongar o seu vínculo com o FC Porto até 2030.

Notícias ao Minuto | 07:49 - 05/05/2025

O extremo William Borges, de 19 anos, também tem a confiança da estrutura. O talentoso pé esquerdo faz acreditar que há ali um 'diamante' por lapidar, assim como o atacante Deniz Gul, de 20 anos.

Pepê é também um dos nomes que deverá continuar, apesar de esta ser, provavelmente, a sua pior temporada desde a sua chegada ao clube. Ainda assim, Martín Anselmi já reconheceu publicamente o seu apreço pelo internacional brasileiro, de 28 anos.

A não participação na Liga dos Campeões na próxima temporada é um golpe duro para o FC Porto que continua a dar passos firmes na recuperação financeira. Assim sendo, as próximas contrações deverão ser as mais certeiras possíveis. 

Leia Também: "SaMora". FC Porto assinalou assim data especial para Samu e Rodrigo Mora

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jovem tenista morre atropelado por condutora alegadamente embriagada

Óbito

Jovem tenista morre atropelado por condutora alegadamente embriagada

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

MotoGP

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas