O Leeds United sagrou-se, ao início da tarde deste sábado, campeão do Championship, graças ao dramático triunfo conquistado na receção ao Plymouth, por 2-1, que 'anulou' a vitória alcançada pelo Burnley sobre o Millwall, por 3-1.
Os whites até começaram mal, na sequência de um autogolo de Samuel Byram, tendo a reação, começado a desenhar-se pelos pés de Wilfried Gnonto, antes de ter sido dado por completa... um minuto depois dos 90, quando Manor Solomon colocou a bola no fundo das redes e 'desabou' o Home Park.
A equipa de Marcus Edwards (jogador emprestado pelo Sporting que os clarets estão obrigados a comprar, fruto da promoção à Premier League) também entrou a perder, fruto de um remate certeiro da autoria de Mihailo Ivanovic, mas conseguiram reagir, por intermédio de Josh Brownhill (bis) e Jaidon Anthony.
Feitas as contas, Leeds United e Burnley fecham a temporada com 100 pontos cada. No entanto, são os primeiros que fazem a festa, uma vez que alcançaram uma diferença positiva de 65, entre golos marcados e sofridos, contra a de 53 dos rivais.
E os playoffs?
O Sheffield United, terceiro classificado, e o Sunderland, quarto, entraram em campo sabendo de antemão que, acontecesse o que acontecesse nos jogos ante Blackburn Rovers e Queens' Park Rangers, respetivamente, já nada lhes retiraria um lugar nos playoffs de promoção.
Talvez por isso, os desfecho acabaram por não ser os mais felizes, visto que os primeiros registaram um empate a uma bola (marcaram Yuki Ohashi e Anel Ahmedhodzic) e os segundos perderam, por 0-1 (Nicolas Madsen assinou o golo que fez a diferença).
À mesma hora, o Coventry City 'segurou' o quinto lugar, ao bater o Middlesbrough, por 2-0, à 'boleia' de Jack Rudoni, e o Bristol City o sexto, ainda que não tenha sido capaz de ir além de uma igualdade a dois golos, na receção ao Preston North End.
Significa isto que, nos playoffs, haverá um Bristol City-Sheffield United e um Coventry City-Sunderland, nas meias finais. Só o vencedor desta 'liguilha' seguirá para a Premier League, de onde já estão despromovidos Ipswich Town, Leicester City e Southampton.
Leia Também: Sporting 'esfrega as mãos' por Edwards. Burnley vai deixar 10 milhões