O Observatório do Futebol (CIES) publicou, esta quarta-feira, as conclusões de um estudo que apontam Rodrigo Mora como o jogador sub-20 mais influente fora das "Big5", isto é, Premier League, La Liga, Ligue 1, Serie A e Bundesliga.
A jovem promessa do FC Porto obteve um resultado de 1,195 naquilo a que o organismo chama "Impact PxT", um "modelo de ameaça composta esperada" que tem em conta "o valor das ações dos jogadores ao nível de aumentarem ou reduzirem a probabilidade de a equipa marcar ou sofrer um golo".
Os dragões colocam, ainda Martim Fernandes no pódio. Mais concretamente, no terceiro lugar, com um valor de 1.065, o que o deixa atrás do argentino Franco Mastantuono, do River Plate, que totalizou 1.077.
Olhando para o top10, há lugar para dois outros portugueses. São eles Roger Fernandes, do Sporting de Braga, e Geovany Quenda, do Sporting, sendo que o primeiro é sétimo classificado, com 1.001, e o segundo é oitavo, com 0.994.
Eli Junior Kroupi (do Lorient) é quarto, com 1.046, Jorrel Hato (do Ajax) é quinto, com 1.028, Aleksey Batrakov (do Lokomotiv Moscovo) é sexto, com 1.012, Mika Godts (do Ajax) é nono, com 0.983, e Taras Mykhavko (do Dínamo Kyiv) é décimo, com 0.979.
Leia Também: De Anselmi a Fábio Vieira. Mês do tudo ou nada para quinteto do FC Porto