Pedro Proença recorda Aurélio Pereira e fala em "perda irreparável"

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, considerou hoje uma "perda irreparável para o futebol português" a morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pela prospeção do Sporting.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
08/04/2025 13:56 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Óbito

"A morte de Aurélio Pereira representa uma perda irreparável para o futebol português. Para a história, além do legado enorme construído pelo homem que descobriu alguns dos melhores jogadores da nossa história, ficará uma pessoa amável, de fino trato e que defendia sempre o nosso talento", lê-se numa mensagem publicada na rede social Facebook.

 

Segundo Proença, o futebol português terá "uma enorme e eterna dívida de gratidão com o mestre Aurélio Pereira", garantindo que tudo fará para honrar o seu legado.

No sítio da FPF na Internet, são lembrados os 10 jogadores descobertos por Aurélio Pereira que ajudaram Portugal a conquistar o Euro2016 -- William Carvalho, João Mário, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, José Fonte, João Moutinho, Adrien Silva, Cédric e Nani --, que "simbolizam a importância e o impacto que o Senhor Formação teve no futebol nacional".

"O reconhecimento do seu trabalho ultrapassou as fronteiras do País -- recebeu a Ordem de Mérito da UEFA -- e do Desporto -- foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa como Comendador da Ordem de Instrução Pública)", recorda a FPF, que o distinguiu na gala das Quinas de Ouro em 2023.

Aurélio Pereira, antigo responsável pelo departamento de recrutamento do Sporting, morreu hoje, aos 77 anos, anunciou hoje o clube campeão da I Liga portuguesa de futebol.

"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível Senhor Formação, Sócio 3.226-0, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos", lê-se no sítio oficial do clube na Internet.

Antigo jogador dos 'leões', Aurélio Pereira tornou-se treinador no Futebol Benfica, antes de regressar ao Sporting, no qual criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação.

Ao longo da sua carreira, foi responsável pela descoberta de futebolistas como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo.

Leia Também: Paulo Futre "sem palavras" pela partida de quem o descobriu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas