UEFA. Evangelista apela ao diálogo para Portugal recuperar credibilidade

O presidente do Sindicato dos Jogadores apelou hoje a um diálogo institucional efetivo para que o futebol português recupere "a credibilidade e capacidade de influência na UEFA", defendendo que "os acontecimentos das últimas semanas" não se podem repetir.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
03/04/2025 19:41 ‧ 03/04/2025 por Lusa

Desporto

UEFA

"Os acontecimentos a que assistimos nas últimas semanas em Portugal não podem voltar a suceder, se queremos ter alguma hipótese de aumentar a nossa competitividade e participar nos principais centros de decisão do futebol mundial", começa por defender Joaquim Evangelista num comunicado no qual lamenta o facto de Portugal deixar de estar representado no Comité Executivo da UEFA.

 

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) falhou hoje a eleição para órgão executivo do organismo que supervisiona o futebol europeu, tendo sido mesmo o elemento que menos votos recebeu no escrutínio que decorreu em Belgrado.

Pedro Proença ficou de fora dos sete dirigentes eleitos para aquele comité, ao receber sete votos durante o 49.º Congresso da UEFA, já depois de ter visto o seu antecessor, Fernando Gomes, negar-lhe o apoio, numa 'novela' com acusações de ambas as partes.

"Estando hoje no 'board' mundial da FIFPRO, sei bem da mais-valia que isso significa para os jogadores e para o futebol português, tendo acesso a informação em primeira mão e contacto com os principais dirigentes e organizações que tutelam o futebol mundial", recorda.

Evangelista integrava a lista eleita para a FPF em 14 de fevereiro, mas renunciou a assumir o cargo para não ter de abandonar a sua posição na FIFPRO, a Federação Internacional dos Sindicatos dos Jogadores.

"Eventos como a final da Liga dos Campeões feminina e a organização do Mundial2030 não podem ficar reféns desta situação, sendo a imagem de Portugal que está em causa. Exige-se, por isso, que se promova uma cooperação institucional imediata, tendo em vista recuperar esta importante posição, a nossa credibilidade e capacidade de influência na UEFA", salienta.

O presidente do Sindicato de Jogadores apela, nesse sentido, "a um diálogo efetivo, acima de qualquer interesse pessoal, na defesa dos interesses dos jogadores, treinadores, árbitros, clubes e respetivos dirigentes, que todos os dias lutam para dignificar a sua profissão", as competições nacionais e o país.

"Coloco-me à disposição da FPF e do seu presidente, Pedro Proença, para aquilo que seja necessário para o cumprimento destes objetivos", conclui, citado no comunicado.

Leia Também: Juventus recorda gesto de Cristiano Ronaldo com Buffon (após 'bicicleta')

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Se Matheus Reis vestisse a camisola do FC Porto estaria meses sem jogar"

Nuno Lobo

"Se Matheus Reis vestisse a camisola do FC Porto estaria meses sem jogar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Reino Unido

Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas