FPF reúne-se de urgência e toma medidas após buscas da PJ

Direção liderada por Pedro Proença pretende garantir que o organismo seja sempre visto "como um exemplo de boas práticas, transparência e defesa dos melhores valores cívicos e desportivos".

Pedro Proença, FPF

© FPF

Notícias ao Minuto
26/03/2025 12:42 ‧ 26/03/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

Operação Mais Valia

A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), agora liderada por Pedro Proença, reuniu-se, esta quarta-feira, "de urgência", na sequência das buscas levadas a cabo, na véspera, pela Polícia Judiciária (PJ) às suas instalações, no âmbito da Operação Mais Valia.

 

Em forma de comunicado, o organismo expressou "a sua estupefação e indignação pela forma como a honra e reputação da instituição foram afetadas", fruto das suspeitas dos crimes de recebimento indevido de vantagem, corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal.

Nesse sentido, a FPF anunciou uma série de medidas, começando, desde logo, pela "extensão ao mandato 2016-2020 da auditoria que já decorre, desde 17 de março, referente aos anos entre 2020-2024, que permita uma análise minuciosa e aprofundada, sobretudo nas áreas críticas que envolvem pagamento de comissões, prestações de serviços e procedimentos na área de recursos humanos, por forma a apurar eventuais responsabilidades civis ou criminais".

A associação irá implementar um "processo de averiguação interna aos procedimentos administrativos de todos os departamentos", reforçar as "políticas de compliance e dos mecanismos de escrutínio da idoneidade de todos membros", instaurar a "certificação nas normas internacionais", criar "um Comité de Ética" e constituir-se "como assistente em todos os processos de natureza criminal em curso".

Além disso, aceita, "com efeito imediato, o pedido de revogação de contrato do prestador de serviços Paulo Lourenço", ex-secretário geral que é acusado ter obtido benefícios na venda da antiga sede do organismo, pelo que foi constituído arguido.

"A terminar a reunião, os elementos da direção demonstraram a convicção de que as medidas agora adotadas servirão para que  a Federação Portuguesa de Futebol seja sempre vista como um exemplo de boas práticas, transparência e defesa dos melhores valores cívicos e desportivos", completa a nota.

Leia Também: Paulo Lourenço nega ter tido benefícios na venda de antiga sede da FPF

Partilhe a notícia


Rede social

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Futebol de formação

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Fórmula E

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas