APAF pede "medidas rigorosas" de combate à violência contra os árbitros

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apela a um reforço do trabalho de "sensibilização".

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/03/2025 17:36 ‧ 24/03/2025 por Lusa

Desporto

Arbitragem

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) insurgiu-se, esta segunda-feira, contra "todos os atos de violência" para com os seus filiados, pedindo às autoridades "medidas rigorosas" de combate ao flagelo e um reforçado trabalho de "sensibilização".

 

"A APAF repudia todos os atos de violência, independentemente da sua natureza e/ou origem, mantendo-se intransigente na defesa da integridade física e emocional dos árbitros. Por isso, não abdicamos de comunicar às entidades competentes todos os casos, pedindo punições exemplares para os agressores", garantiu o organismo.

Em comunicado, a APAF assume estar preocupada com os "cada vez mais preocupantes" episódios de violência, que nos últimos meses têm sido verificados por parte de jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos sobre os árbitros.

"O desporto deve ser um espaço de respeito, fair-play e competição saudável, e não um campo onde a intimidação seja normalizada e aceite como parte integrante", refere-se.

A associação dos árbitros diz ser "fundamental" que as entidades responsáveis adotem "medidas rigorosas para punir os agressores e proteger os árbitros", enquanto apela a uma "intensificação do trabalho de sensibilização de todos aqueles que estão envolvidos no fenómeno desportivo".

"É fundamental mudar as mentalidades. Quem não respeita as regras e recorre à violência não pode ter lugar no desporto", vinca a APAF, convicta de que a segurança dos árbitros deve ser encarada como uma "prioridade absoluta".

O organismo considera "inaceitável" a inação habitual das autoridades contra os prevaricadores, entendendo que a "falta de medidas eficazes" para os punir serve de "incentivo a mais episódios de violência e intimidação, prejudicando não só os árbitros, mas o próprio desporto".

"A APAF apela a todos os intervenientes (jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos), para que mantenham o 'fair play' e o respeito, valores essenciais para a prática do desporto. A paixão pelo jogo não pode ser usada como desculpa para os atos de violência sobre os árbitros. O respeito vence sempre", conclui a associação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas