Clayton lamenta "falta de oportunidades" no Vasco da Cama e elogia I Liga

O avançado brasileiro Clayton, que alinha no Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, lamentou a "falta de oportunidades" que teve, em 2024, na sua passagem, pelo Vasco da Gama, do principal escalão do Brasil.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/03/2025 09:02 ‧ 24/03/2025 por Lusa

Desporto

Rio Ave

"Cheguei ao Vasco com grandes expectativas, mas não tive a sequência necessária para mostrar o meu valor. Um jogador precisa de minutos para ganhar ritmo, confiança e sequência. Precisava de mais oportunidades para mostrar o meu potencial", recordou à agência Lusa, o atual terceiro melhor marcador do campeonato português.

 

Essa falta de oportunidades no clube carioca fê-lo a regressar a Portugal, onde já tinha jogado no Casa Pia, algo que Clayton reconheceu que facilitou a sua adaptação ao Rio Ave, ocupando, atualmente, o terceiro lugar da lista de marcadores, atrás de Gyökeres (Sporting) e Samu (FC Porto).

"Já conhecia o futebol português e isso facilitou a minha decisão de voltar. Sabia que podia crescer como jogador e quando apareceu a oportunidade do Rio Ave, com um bom projeto, não hesitei em voltar", partilhou o atacante de 26 anos.

O avançado elogiou, também, a competitividade da I Liga, notado que, esta época, o campeonato está "muito mais equilibrado, mas também mais difícil".

"As equipas estão mais fortes, e os jogos são decididos nos detalhes. Os [clubes] 'grandes' sabem que qualquer adversário pode dificultar-lhes o jogo. Isso torna a competição mais emocionante e também ajuda a valorizar os jogadores de todas as equipas", disse o atacante.

Clayton reconheceu que o seu sucesso individual depende do trabalho coletivo, e recusa a ideia de que a equipa vila-condense tenha a 'dependência' dos seus 17 golos esta temporada.

"Se marquei estes golos foi porque os meus companheiros me ajudaram. Eles trabalham muito para a bola chegar até mim. Eu também tento pressionar para abrir espaços, mas é um trabalho de todos para que eu possa estar mais tranquilo, mais fresco e bem posicionado na hora marcar", vincou.

A experiência no Rio Ave tem sido positiva, tanto dentro como fora de campo. Clayton destaca a tranquilidade de Vila do Conde e a qualidade de vida que a cidade oferece.

"Vila do Conde é uma cidade tranquila, ideal para a minha família. Gosto muito da tranquilidade e da qualidade de vida aqui. A minha família também gosta muito. É uma cidade calma, e isso é bom para nós. Claro que temos saudades do Brasil, mas aqui sinto-me feliz, sinto-me bem", comentou.

O jogador também elogia a gastronomia local, especialmente o peixe, e para ele, a adaptação foi facilitada pelo acolhimento dos adeptos e da estrutura do clube.

"O peixe aqui é espetacular. Parece que sai do mar para o prato. É sensacional. Eu gosto muito de carne, mas o peixe daqui é mesmo especial. Acho que isso também ajuda a sentir-me bem aqui", brincou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas