Samu recorda infância difícil: "Houve dias em que não tinha o que comer"

Avançado do FC Porto passou em revista o início de carreira.

FC Porto's Spanish forward #09 Samuel Omorodion celebrates scoring their first goal during the Portuguese League football match between FC Porto and Boavista FC at the Dragao stadium in Porto, on December 28, 2024. (Photo by MIGUEL RIOPA / AFP) (Photo by

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/03/2025 18:05 ‧ 19/03/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

FC Porto

Samu Aghehowa, avançado do FC Porto, concedeu, esta quarta-feira, uma entrevista ao jornal espanhol ABC, na qual recordou os primeiros anos de vida num centro de acolhimento em Melilla, no norte de África, e a infância em Sevilha.

 

"Todas as pessoas que vêm de África têm de passar pelo mesmo. É sempre uma história de superação. Estou muito orgulhoso da mãe que tenho e devo-lhe tudo. Lutou a vida toda para ter uma vida melhor. E, graças a Deus, tudo correu bem", contou Samu, que nunca esteve na Nigéria, país de origem da mãe.

"Nunca tive a sorte de ir, espero que um dia consiga ir lá de férias. Agora tenho muitos jogos e não tenho muito tempo, mas espero ir. Claro que quero conhecer as origens da minha mãe e ela também tem muita vontade de voltar. Sei que tenho muita família lá, mas não conheço ninguém. A minha mãe não fala muito sobre o assunto, mas sei que fala muito com as pessoas que deixou lá", prosseguiu o dianteiro.

Samu mudou-se depois para cidade espanhola de Sevilha, nomeadamente para o bairro Cerezo. Mais tarde, acabou por ter de começar a ir aos treinos a pé.

"Sinceramente, não sei por que é que fomos para Sevilha. Mas não havia melhor sítio para ter crescido do que o meu bairro. É um lugar de gente humilde onde passei toda a minha infância e recordo-o sempre com muito carinho. A minha mãe tinha de trabalhar para tomar conta de mim e da minha irmã. Graças a Deus, tínhamos uma vizinha que considero uma segunda mãe. Ela e o marido, o Antonio. Foi ele que fez com que entrasse na minha primeira equipa e era ele que me levava aos treinos quando a minha mãe não podia", vincou, antes de falar sobre os tempos no Sevilha.

"O Sevilha pagava-me o metro ou o autocarro. Mas claro que houve dias em que nem sequer tinha nada para comer e isso é duro. Acho que nenhuma criança tem de passar por isso. Foi complicado, muito complicado. Pensas em muitas coisas… Por que é que isto me acontece a mim e coisas assim", ressaltou.

Samu, que não vive propriamente uma fase goleador - soma apenas dois golos em 2025 -, desvalorizou este período com menos golos.

"Estou muito bem. Grato ao clube pela oportunidade, espero que as coisas continuem como estão e que possamos conquistar título. Sempre fiz golos, graças a Deus. É algo que tenho dentro de mim e a verdade é que estou a ir muito bem. O jogador que marca golos é aquele que é mais valioso, sei disso. Mas se não puder fazer golos, que ao menos ajude a equipa de outra forma, com trabalho", finalizou.

Leia Também: De 'patinho feio' a mina de ouro no Dragão. A odisseia de Samu Aghehowa

Leia Também: Samu derrotou Lamine Yamal no ping pong e o castigo não se fez esperar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho arrasa Luís Filipe Vieira: "Este tipo a mentir..."

I Liga

Bruno de Carvalho arrasa Luís Filipe Vieira: "Este tipo a mentir..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Fórmula 1

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas