Powered bySolverde
Disclaimer

Governo do Brasil pede ações contra racismo

Em causa está a declaração do presidente Confederação sul-americana de futebol, Alejandro Domínguez, que afirmou que uma Taça Libertadores sem equipas brasileiras seria como "o Tarzan sem Chita [um macaco]".

Lula da Silva

© Getty Images

Lusa
18/03/2025 23:53 ‧ 18/03/2025 por Lusa

Desporto

CONMEBOL

O governo brasileiro repudiou, esta terça-feira, "nos mais fortes termos" a declaração do presidente Confederação sul-americana de futebol (CONMEBOL), que afirmou que uma Taça Libertadores sem equipas brasileiras seria como "o Tarzan sem Chita [um macaco]".

 

"As declarações ocorrem em contexto em que as autoridades da CONMEBOL têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis", reclamou o Governo brasileiro, em comunicado.

Durante o sorteio das fases de grupos da Taça Libertadores e da Taça sul-americana, e quando questionado sobre como seriam as competições continentais sem o Brasil, o líder da CONMEBOL, o paraguaio Alejandro Domínguez, afirmou: "Seria como Tarzan sem Chita. Impossível".

A frase polémica foi interpretada como racista no Brasil, uma vez que a comparação com macacos é um dos insultos mais frequentes que os adeptos de outras equipas latino-americanas usam contra os jogadores brasileiros.

Alejandro Domínguez explicou que a expressão usada "é uma frase popular", garantindo que nunca teve intenção de "menosprezar nem desacreditar ninguém".

"Reafirmo o meu compromisso de continuar a trabalhar por um futebol mais justo, unido e livre de discriminação", afirmou.

O debate sobre uma hipotética Taça Libertadores sem equipas brasileiras surgiu na sequência de uma declaração da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que apontou para essa possibilidade depois de criticar a fraca resposta do organismo a um recente caso de racismo.

No início de março, o jovem futebolista Luighi, de 18 anos, do Palmeiras, foi alvo de insultos racistas na visita da equipa sub-20 do Palmeiras aos paraguaios do Cerro Porteño que, entretanto, foram castigados.

Luighi recebeu mensagens de apoio de quase todos os quadrantes do futebol, a começar pelo compatriota Vinícius Jr., do Real Madrid, uma das vozes mais inconformadas com o racismo no futebol.

O jovem, que já atuou em oito jogos e marcou um golo na equipa principal do Palmeiras, treinada pelo português Abel Ferreira, foi alvo de insultos racistas por adeptos do Cerro Porteño, em jogo da Libertadores sub-20, e acabou em lágrimas durante uma 'flash interview' devido ao sucedido.

O incidente levou mesmo o presidente do Brasil, Lula da Silva, a manifestar apoio ao jovem futebolista e a exigir medidas punitivas.

"A FIFA, a CONMEBOL e a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] precisam de agir, e que os culpados sejam exemplarmente responsabilizados", disse.

Leia Também: Sem perdão. Leila revoltada com 'provocação' de Alejandro Domínguez

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

André André coloca ponto final na carreira: "Foi uma decisão ponderada"

II Liga

André André coloca ponto final na carreira: "Foi uma decisão ponderada"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Corvette ZR1X, o novo hipercarro americano com 1.267 cv

Chevrolet

Chevrolet Corvette ZR1X, o novo hipercarro americano com 1.267 cv

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas