CONMEBOL pede desculpa por comparar clubes brasileiros a chimpanzé

O presidente da Confederação sul-americana de futebol (CONMEBOL), Alejandro Domínguez, pediu hoje desculpas pelas suas declarações recentes, nas quais comparou os clubes brasileiros de futebol ao chimpanzé dos filmes do Tarzan.

Notícia

© Getty Images

Lusa
18/03/2025 21:10 ‧ 18/03/2025 por Lusa

Desporto

CONMEBOL

"Quero expressar as minhas desculpas sobre a minha recente declaração", afirmou Domínguez, em comunicado, aludindo à afirmação que fez na terça-feira de que a Taça Libertadores sem clubes brasileiros seria como "o Tarzan sem Chita [um macaco]".

 

Alejandro Domínguez explicou que a expressão usada "é uma frase popular", garantindo que nunca teve intenção de "menosprezar nem desacreditar ninguém".

"Reafirmo o meu compromisso de continuar a trabalhar por um futebol mais justo, unido e livre de discriminação", afirmou.

Durante o sorteio das fases de grupos da Taça Libertadores e da Taça sul-americana, e quando questionado sobre como seriam as competições continentais sem o Brasil, o líder da CONMEBOL afirmou: "Seria como Tarzan sem Chita. Impossível".

A CONMEBOL tem sido pressionada a agir contra o racismo, sobretudo devido a recentes incidentes envolvendo jogadores e clubes brasileiros.

No início de março, o jovem futebolista Luighi, de 18 anos, do Palmeiras, foi alvo de insultos racistas na visita da equipa sub-20 do Palmeiras aos paraguaios do Cerro Porteño que, entretanto, foram castigados.

Luighi recebeu mensagens de apoio de quase todos os quadrantes do futebol, a começar pelo compatriota Vinícius Jr., do Real Madrid, uma das vozes mais inconformadas com o racismo no futebol.

O jovem, que já atuou em oito jogos e marcou um golo na equipa principal do Palmeiras, treinada pelo português Abel Ferreira, foi alvo de insultos racistas por adeptos do Cerro Porteño, em jogo da Libertadores sub-20, e acabou em lágrimas durante uma 'flash interview' devido ao sucedido.

O incidente levou mesmo o presidente do Brasil, Lula da Silva, a manifestar apoio ao jovem futebolista e a exigir medidas punitivas.

"A FIFA, a CONMEBOL e a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] precisam de agir, e que os culpados sejam exemplarmente responsabilizados", disse.

Leia Também: Vinícius reage a novo caso de racismo no Brasil: "Vocês nunca fazem nada"

Leia Também: Presidente do Brasil apoia jovem do Palmeiras e pede punição por racismo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adjunto de Ruben Amorim triste com desilusão europeia: "Falhámos onde..."

Liga Europa

Adjunto de Ruben Amorim triste com desilusão europeia: "Falhámos onde..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas