José Morais e o impacto na Turquia: "Líder deve transformar mentalidades"

Em seis jogos no Bodrumspor, técnico garantiu quatro vitórias e dois empates.

Notícia

© Bodrumspor FK

Notícias ao Minuto
18/03/2025 19:50 ‧ 18/03/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

Turquia

José Morais tem tido um efeito positivo no Bodrumspor. O treinador português, de 59 anos, atingiu números históricos. Em seis jogos, garantiu quatro vitórias e dois empates que permitiram ao clube turco sair da zona de descida. Passou de sete pontos abaixo da linha da água, para três acima dos lugares de despromoção.

 

Para este sucesso, muito tem contribuído o registo de zero golos sofridos em seis jogos. Os 540 minutos com a baliza a zero permitem olhar para as dez principais ligas europeias e descobrir que apenas o Sporting conseguiu uma série superior à do Bodrumspor: sete jogos seguidos sem sofrer golos, ainda no tempo de Reben Amorim nos leões.

Se alargarmos o espetro às principais ligas europeias (inglesa, espanhola, italiana, alemã, francesa, portuguesa, turca, neerlandesa, belga e grega) vemos que quatro equipas levam seis jogos seguidos sem golos sofridos: Bodrumspor, Juventus (Itália), Friburgo e Augsburgo (Alemanha).

No que diz respeito aos maiores clubes da Europa, o Bayern conseguiu cinco jogos, Atlético Madrid e Inter, quatro, Liverpool, Real Madrid e Barcelona, três. Já o PSG, em França, nunca conseguiu ultrapassar dois encontros seguidos sem sofrer golos. Já o Fenerbahce, de José Mourinho, na Turquia, não passou da série de três jogos consecutivos.

Em declarações prestadas à assessoria de imprensa, José Morais referiu que este início de trabalho no Bodrumspor "tem um significado muito especial".

"Sempre acreditei que um treinador tem de ser mais do que um estratega, tem de ser um líder capaz de transformar mentalidades e criar uma cultura vencedora. Ver o Bodrumspor a competir desta forma depois de estar praticamente condenado à descida, reforça a minha convicção de que o trabalho bem feito pode superar grandes desafios. É um orgulho ver os jogadores a crescer, a acreditar e a lutar em campo com a confiança de que é possível vencer", explicou o técnico, que faz "um balanço extremamente positivo" deste período.

"O nosso objetivo principal foi criar uma identidade de jogo que trouxesse equilíbrio defensivo e eficácia ofensiva. O tempo era muito curto e tivemos de ser muito objetivos. Os jogadores responderam bem ao trabalho e conseguimos conquistar vitórias importantes que permitiram mudar completamente o cenário. O primeiro passo foi trabalhar a mentalidade do grupo. Era fundamental que os jogadores acreditassem na sua capacidade individual e no potencial coletivo da equipa. A chave foi criar um modelo de jogo claro, no qual os jogadores confiassem e executassem com disciplina", detalhou.

Além da performance positiva no campeonato, José Morais conseguiu também outro registo histórico. O Bodrumspor alcançou pela primeira vez a qualificação para os quartos de final da Taça da Turquia, depois de uma vitória, por 1-0, no terreno do Sivasspor, naquele que foi mais um jogo sem sofrer golos.

Leia Também: José Morais consegue novo 'milagre' na fuga à descida na Turquia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Dolores Aveiro orgulhosa do neto, Cristianinho. "A avó vai lá estar"

Dolores Aveiro

Dolores Aveiro orgulhosa do neto, Cristianinho. "A avó vai lá estar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

MotoGP

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas