Bakambu e Antony dão banho de realidade no 'adeus' do Vitória SC à Europa

As notas do Vitória SC-Real Betis, que ditou a dolorosa eliminação dos minhotos à porta dos 'quartos' da Liga Conferência Europa.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
14/03/2025 07:44 ‧ há 3 dias por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi bom enquanto durou. O frutuoso empate (2-2) no Benito Villamarín, há uma semana, deixou em aberto a hipótese do Vitória SC escrever, na receção ao Real Betis, uma página histórica nas competições europeias. Mas tudo correu mal aos vimanarenses.

 

O Estádio D. Afonso Henriques engalanou-se com 28.994 espectadores para aquela que podia ser uma segunda passagem aos quartos de final de uma prova europeia, mas os conquistadores acabaram vergados com um banho de realidade na pesada derrota por 4-0. Uma derrota que nada apaga o percurso europeu impecável dos vitorianos.

Ainda alguns adeptos entravam no estádio quando o congolês Bakambu, que já tinha marcado em Sevilha, abriu as hostes da goleada. O mesmo avançado viria a bisar em Guimarães aos 20 minutos. Ainda na primeira parte, Nélson Oliveira esteve perto de dar um novo rumo à eliminatória, mas não foi capaz de concretizar.

O conjunto da casa mostrou algum ascendente no início do segundo tempo... mas o erros no futebol pagam-se caro. Antony matou o jogo em novo golo em que a defesa vitoriana fica mal na fotografia. Já com alguns adeptos a deixar as bancadas do Afonso Henriques, Isco colocou um ponto final no encontro aos 80 minutos.

O Vitória SC é, assim, a última equipa portuguesa a despedir-se das provas europeias. Um longo percurso que começou no verão do ano passado e que ficou marcado por 13 jogos consecutivos sem perder na Europa: um recorde para clubes nacionais. Chapeau, Vitória.

Vamos às notas deste encontro:

Figura

Cédrik Bakambu é o homem que fez a diferença nesta eliminatória. Depois de um golo em Sevilha há uma semana, o congolês desfez o sonho do Vitória com um bis em 15 minutos, aproveitando dois erros crassos de Borevkovic e Villanueva.

Surpresa

É caso para dizer quem viu e quem vê agora Antony. Depois de uma primeira metade de temporada sem grande sucesso no Manchester United, onde se chegou a cruzar com Ruben Amorim, o brasileiro reencontrou-se com o bom futebol no Real Betis. Depois de assinar o 0-3 em Guimarães, o extremo assistiu Isco.

Desilusão

Aqui podiam caber os nomes de Borevkovic e Villanueva, mas o pior em campo foi mesmo o venezuelano Villanueva. Péssima abordagem no lance que deu origem ao 0-1, a que se somaram outros erros em dois dos outros remates certeiros dos béticos.

Treinadores

Luís Freire

Os espanhóis não deram margem de erro à equipa da casa. O brilharete de há uma semana em Sevilha não teve seguimento em Guimarães, sobretudo pelo facto do Real Betis ter aprendido com os erros do encontro da primeira mão. A ansiedade vimaranense foi a grande inimiga e fez diferença a favor dos sevilhanos. Quando o Vitória até estava por cima e à procura do 1-2, o conjunto visitante acabou com a história da eliminatória.

Manuel Pellegrini

Eficácia nível máximo para os espanhóis. O Real Betis não dispôs de grandes oportunidades em Guimarães, mas marcou nas quatro vezes em que se aproximou da baliza de Bruno Varela. Os sevilhanos apareceram com a lição bem estudada no Minho, colocando em campo o compromisso que terá faltado no primeiro duelo.

Arbitragem

Serdar Gozubuyuk fez uma exibição competente, sem qualquer interferência no resultado.

Leia Também: Acabou o sonho europeu. Vitória é goleado e está fora da Liga Conferência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo já está em Portugal para representar a seleção: "É bom"

Liga das Nações

Cristiano Ronaldo já está em Portugal para representar a seleção: "É bom"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como se saiu o jovem português na estreia no Mundial de Fórmula 3?

Fórmula 3

Como se saiu o jovem português na estreia no Mundial de Fórmula 3?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas