Procurar

Rui Silva na 'corrida' pela baliza de Diogo Costa: "Independentemente..."

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Beto Pimparel falou sobre quem deve ser o titular frente à Dinamarca e deixou o prognóstico para o futuro na competição.

Rui Silva na 'corrida' pela baliza de Diogo Costa: "Independentemente..."

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
14/03/2025 07:47 ‧ há 6 meses por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Exclusivo

A seleção nacional portuguesa conhece, esta sexta-feira, as escolhas de Roberto Martínez para o duelo frente à Dinamarca, a contar para os quartos-de-final da Liga das Nações e, embora existam algumas questões, na baliza há dois nomes que deverão figurar na convocatória: Rui Silva e Diogo Costa.

 

Desporto ao Minuto falou, em exclusivo, com Beto Pimparel, antigo guarda-redes de Sporting, FC Porto e de Portugal, para saber quem deverá assumir o lugar entre os postes neste compromisso de seleções.

O momento de Diogo Costa

Depois do golo sofrido em Braga, alguns pontos de interrogação surgiram sobre o guardião do FC Porto, uma vez que ficou 'pregado' ao relvado no livre marcado por Ricardo Horta, que ditou a derrota dos dragões no Minho.

"Eu acho que não [vai perder a titularidade]. Independentemente do bom momento do Rui [Silva], o momento do Diogo [Costa] vem de um contexto mais coletivo do que individual. Acredito que o Roberto Martínez deverá dar continuidade ao Diogo, porque parece-me que tem a capacidade e a estrutura para dar continuidade na baliza de Portugal", começou por dizer o antigo guardião que passou por Alvalade e Dragão.

Sobre o golo sofrido em Braga, Beto foi perentório na defesa do titular do FC Porto: "Vamos colocar o Diogo no banco por um golo onde ele possa ter mais ou menos responsabilidade? Não me parece que seja esse o caminho, que vá ser essa a decisão nem que o futebol funcione assim, até porque o Rui também teve uma má abordagem recentemente."

"Erros vão existir sempre, mas não é pelo golo em Braga que se vai colocar o Diogo Costa no banco. A boa notícia é que, no caso de não estar em condições, Portugal tem guarda-redes à altura para assumir essa vaga", continuou o ex-internacional português.

A chamada de Rui Silva

O ex-internacional português acredita que a contratação de Rui Silva foi "uma mais valia em termos de qualidade e de experiência" para o Sporting e, com o rendimento atual do guardião de 31 anos, tem tudo para estar presente na convocatória desta sexta-feira, não só por conhecer jogadores da Dinamarca [Morten Hjulmand e Conrad Harder], mas por mérito exibicional.

"O Rui Silva não deverá ser chamado à seleção pelo conhecimento que possa ter dos jogadores da Dinamarca, deve ser chamado pelo rendimento que tem tido, pela qualidade que tem e por aquilo que pode adicionar à seleção nacional. Obviamente que conhecer um ou outro jogador da Dinamarca é um plus, mas o Rui deverá estar na convocatória por mérito", afirmou.

Ambição de Portugal na Liga das Nações

Sobre a passagem às meias-finais da Liga das Nações, Beto deixou o palpite bem claro: "Se com esta geração não tivermos otimismo e perspectiva para ganhar todos os jogos, quando é que vamos ter? Acredito que a nossa seleção tem qualidade, tem atributos, jogadores e coletivo para vencer qualquer equipa do mundo e portanto, com todo o respeito pela Dinamarca, que é uma equipa com bons jogadores, mas Portugal está patamares acima."

No entanto, o antigo internacional português deixou um aviso aos jogadores portugueses: "Agora, dentro do terreno de jogo, terá de se igualar a vontade e a competitividade e, depois, naturalmente, a qualidade de Portugal vai-se sobrepor à Dinamarca."

Convocados anunciados esta sexta-feira 

É já nas próximas horas desta sexta-feira que Roberto Martínez vai desfazer todas as dúvidas, anunciando os jogadores convocados para o duplo duelo com a Dinamarca. 

Sem alguns 'pesos pesados', como João Cancelo ou Francisco Conceição, o selecionador nacional deverá promover algumas novidades na lista que vai apresentar a partir das 12h30 na Cidade do Futebol, em Oeiras. 

Leia Também: Roberto Martínez alimenta sonho: "Portugal quer conquistar o Mundial"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si