França coloca 'mão' no troféu do Seis Nações com vitória na Irlanda

A França colocou hoje uma 'mão' no troféu do torneio das Seis Nações 2025 em râguebi, após uma concludente vitória na Irlanda (42-27), com ponto de bónus ofensivo, que a isolou na liderança.

Autumn Nations Series - France vs Japan

© Lusa

Lusa
08/03/2025 23:12 ‧ 08/03/2025 por Lusa

Desporto

Rugby

Os 'bleus' precisam 'apenas' de vencer a Escócia na última jornada, no próximo sábado, em Paris, para festejarem o seu primeiro título desde 2022 e o sétimo desde o ano 2000, ano em que o torneio passou a envolver seis seleções.

 

Ao mesmo tempo, as esperanças irlandesas de alcançar um 'Grand Slam' foram destruídas na quarta jornada do torneio pelo segundo ano consecutivo. Pior do que isso, o inédito 'tri' em 142 anos de história da competição também passou a ser uma miragem.

Por outro lado, com o resultado de hoje, a Inglaterra também 'reentra' nas contas do título, desde que não seja surpreendida pela Itália, em casa, no domingo.

Só que os ingleses precisam que a França não faça qualquer ponto na última jornada e ainda de somar ponto de bónus, tanto no domingo como na última jornada, na visita ao País de Gales, para além de recuperarem de uma desvantagem que, neste momento, é de 109 pontos no 'goal average'.

O segundo maior triunfo de sempre da França em território irlandês ganha ainda mais relevo tendo em conta que a equipa orientada por Fabien Galthié jogou os últimos 50 minutos privada do melhor jogador do Mundo em 2021, Antoine Dupont.

O capitão sofreu uma lesão no joelho direito que deixou os franceses "zangados", nas palavras do selecionador, Fabien Galthié, mas também uniu a equipa ao intervalo.

"Ninguém nos ofereceu nada, fomos nós que conquistámos tudo. Ao intervalo havia uma boa sensação no nosso balneário, uma mistura de verdadeira ambição e zanga", revelou o técnico francês.

É que o marcador só 'disparou' na segunda parte, apesar de os gauleses já liderarem por 8-6 ao intervalo, com um ensaio de Louis Bielle-Biarrey (20 minutos) e uma penalidade de Thomas Ramos (35).

Paul Boudehent (46) aumentou a vantagem, Bielle-Biarrey (49) 'bisou', Oscar Jegou (58) e Damian Penaud (74) também cruzaram a linha de meta. Três penalidades (35, 55, 67) e quatro transformações (46, 50, 59, 74) de Ramos fizeram o resto.

No outro encontro de hoje, a Escócia 'sobreviveu' a uma recuperação tardia do País de Gales, em Edimburgo, e venceu por 35-29 para isolar-se, à condição, no terceiro lugar.

Mas os dois pontos de bónus conquistados pelo País de Gales, um defensivo (derrota por sete ou menos pontos de diferença) e um ofensivo (quatro ensaios) alimentam a esperança dos galeses de devolverem a 'colher de pau' à Itália, na última jornada, quando recebem a Inglaterra e os 'azzurri' medem forças com a Irlanda, em Roma.

A uma jornada do fim, e quando ainda falta disputar o Inglaterra-Itália, da quarta jornada, no domingo, a França lidera o torneio das Seis Nações com 16 pontos, seguida por Irlanda (14), Escócia (11), Inglaterra (10), Itália (quatro) e País de Gales (três).

Leia Também: Sporting bate Vitória e conquista Taça de Portugal de voleibol feminino

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mulher e filhos de Diogo Jota estão em Liverpool e vão assistir a jogo

Diogo Jota

Mulher e filhos de Diogo Jota estão em Liverpool e vão assistir a jogo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2FC Porto13
3Famalicão13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Casa Pia23
9Estoril11
10Estrela11
11Benfica00
12Rio Ave00
13Alverca10
14C.D. Nacional10
15Santa Clara10
16Tondela10
17Vitória SC10
18AVS20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Max Verstappen

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas