Infantilidade e carrasco do costume deixam águias em apuros na Champions

Benfica perde com o Barcelona e está obrigado a uma noite mágica no jogo da segunda mão para poder sonhar com a passagem aos 'quartos' da Liga dos Campeões. Leia as principais notas do duelo, que teve lugar no Estádio da Luz.

Notícia

© Getty Images

Luis Júnior
06/03/2025 07:14 ‧ 06/03/2025 por Luis Júnior

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica complicou a participação na Liga dos Campeões, esta quarta-feira, com uma derrota frente ao Barcelona (0-1), no Estádio da Luz, estando agora forçado a vencer no Olímpico de Montjuic, na próxima terça-feira.

 

A verdade é que os encarnados apenas se podem queixar de si neste reencontro com os catalães. Desta feita, os comandados de Bruno Lage estiveram em superioridade numérica mais de setenta minutos, após o vermelho direto mostrado ao defesa-central Pau Cubarsi ainda na primeira parte, mas foram incapazes de traduzir em golo as várias ocasiões de golo criadas, muitas delas travadas por um inspirado Wojciech Szczesny.

Do lado dos catalães, Raphinha voltou a ser o carrasco do clube da Luz, fazendo o único golo da partida, aproveitando da melhor forma um erro colossal do defesa-central António Silva no seu meio-campo.

O bilhete para os quartos de final irá ser decidido no próximo dia 11 de março, terça-feira, em Barcelona.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Raphinha tem sido o principal homem do ataque catalão e, na Luz, voltou a  demonstrar o porquê do seu nome estar associado à uma eventual conquista da bola de ouro.  Na segunda parte, penalizou severamente o erro dos encarnados e garantiu uma vitória suada. O avançado internacional brasileiro leva já 25 golos na temporada, a melhor marca da carreira.

Surpresa

Wojciech Szczesny, de 34 anos, é tido, por muitos, como um dos elementos mais fracos do onze do Barcelona. Contudo, no Estádio da Luz, revelou todas as suas qualidades, que o levaram a representar clubes como Arsenal, AS Roma e Juventus na carreira. Frente ao Benfica, o guarda-redes polaco foi uma autêntica muralha, alimentando, assim, as esperanças de poder renovar o contrato com os catalães por mais uma temporada. Nem parece que iniciou a época 2024/25 no desemprego...

Desilusão

António Silva é o retrato do quão o futebol pode ser injusto. O defesa-central, internacional português, estava a realizar uma exibição segura, mas acabou por ficar ligado diretamente ao desfecho da partida, depois de efetuar um passe sem nexo, não levantando a cabeça, para os pés de Raphinha, que agradeceu a oferta. Aos 21 anos, já leva três épocas consecutivas na equipa principal do Benfica, mas o erro foi de alguém que acabou de chegar.

Treinadores

Bruno Lage operou três mexidas por comparação ao onze apresentado frente ao Sp. Braga (1-0). Colocou a equipa a entrar forte no jogo, a controlar as incidências na partida, mas foi traído por (mais) um erro individual no decorrer da segunda parte. Recorreu ao banco para ir à procura do empate, mas as opções não inverteram o rumo dos acontecimentos.

Hansi Flick continua ser fiel ao seu modelo de jogo, com uma linha defensiva altamente subida no terreno. Com menos um homem, optou pelo bloco compacto e não teve receio de substituir nomes como Dani Olmo e Lamine Yamal, deixando em campo o seu grande trunfo: Raphinha. Ainda não conheceu o sabor da derrota em 2025.

Árbitro

Felix Zwayer foi coerente na hora de apitar as faltas e de ir ao bolso para mostrar cartões, não hesitando na hora de mostrar o vermelho direto a Cubarsi aos 21 minutos. Pecou apenas na demora do cartão amarelo ao guarda-redes Wojciech Szczesny pelo excesso de perca de tempo.

Leia Também: Benfica cai novamente aos pés de Raphinha e Champions fica em risco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas