SED deseja atletas com carreira dual nos programas olímpico e paralímpico

O secretário do Estado do Desporto, Pedro Dias, assumiu hoje que gostaria que, no futuro, todos os atletas incluídos nos programas de preparação olímpica e paralímpica tivessem carreiras duais.

A general view shows the Paralympics symbol lit up at night, with the Rainbow bridge and the Tokyo Tower in the background, on the Odaiba waterfront in Tokyo on August 23, 2021. (Photo by Charly TRIBALLEAU / AFP) (Photo by CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty

© Getty Images

Lusa
05/03/2025 14:00 ‧ 05/03/2025 por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

"Tenho o desejo de que qualquer atleta que esteja integrado num programa de preparação olímpica ou paralímpica, tenha uma carreira dual. Esse é um desejo e acho que nós vamos conseguir alcançar esse objetivo", disse, à agência Lusa.

 

Pedro Dias falava no final da apresentação do estudo 'Transição de carreira, situação perante o emprego e mercado de trabalho', da Escola Superior de Desporto de Rio Maior-Instituto Politécnico de Santarém, que se realizou na sede do Comité Olímpico de Portugal.

O governante considerou que Portugal tem uma legislação "bastante densa" e "muito valiosa" sobre o desporto e que apenas é necessário "encontrar o caminho certo para colocar em prática medidas que a maioria delas já está prevista na nossa legislação".

"Estamos a falar da compatibilização do alto rendimento desportivo com uma área e ela está prevista em termos de legislação. Penso que é possível fazê-lo, fazendo aqui uns ajustes, é possível fazê-lo, não é necessária mais legislação", assumiu.

Pedro Dias disse ser necessária "uma articulação e uma participação mais efetiva", entre as várias entidades presentes neste processo, sejam instituições universitárias ou entidades empregadoras.

"Se o atleta de alto rendimento continua a competir, mas já tem uma profissão, então entra no mercado profissional e é com a entidade patronal que nós teremos que encontrar soluções, como elas são previstas na lei que nós já temos para outras entidades que participam no processo de desenvolvimento desportivo, quer treinadores, quer mesmo dirigentes, por exemplo, para poderem acompanhar. Já existe legislação que permite fazer a compatibilização. E é dentro desse enquadramento que eu me estou a referir", disse.

Pedro Dias admitiu que "há cursos em algumas áreas em que é mais complexa esta compatibilização", como nas Ciências da Saúde, acrescentando que "é possível fazer melhor".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mulher e filhos de Diogo Jota estão em Liverpool e vão assistir a jogo

Diogo Jota

Mulher e filhos de Diogo Jota estão em Liverpool e vão assistir a jogo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2FC Porto13
3Famalicão13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Casa Pia23
9Estoril11
10Estrela11
11Benfica00
12Rio Ave00
13Alverca10
14C.D. Nacional10
15Santa Clara10
16Tondela10
17Vitória SC10
18AVS20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Max Verstappen

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas