Benfica procura ser primeiro clube luso a superar os 80 milhões de euros

O Benfica inicia na quarta-feira, frente ao FC Barcelona, a corrida para tornar-se a primeira equipa portuguesa a arrebatar mais de 80 milhões de euros numa época da Liga dos Campeões de futebol, tendo já superado os 70.

LISBON, PORTUGAL - FEBRUARY 18: Vangelis Pavlidis of SL Benfica celebrates scoring his team's second goal from a penalty during the UEFA Champions League 2024/25 League Knockout Play-off second leg match between SL Benfica and AS Monaco at Estadio da Luz

© Getty Images

Lusa
03/03/2025 08:48 ‧ 03/03/2025 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

Segundo o Relatório e Contas do primeiro semestre da atual temporada da SAD 'encarnada', e entre o que já encaixou e o que já assegurou que vai encaixar, o clube da Luz embolsou 71,8 milhões de euros (ME) com a prestação na 'Champions' 2024/25, na qual segue para os oitavos de final.

 

Com esse montante garantido, o Benfica vai em busca de mais 12,5 ME, que é o que vale o apuramento para os quartos de final e passa por afastar o clube catalão, que regressa na quarta-feira à Luz, onde venceu por 5-4 na fase de liga.

Se conseguir este feito, a formação 'encarnada' passa o encaixe para 84,3 ME, superando os 79,208 ME arrecadados pelo FC Porto em 2018/19 e os 72,558 ME que são recorde dos 'encarnados' desde 2022/23, quando atingiram os quartos de final.

Depois, a 'Champions' ainda tem para distribuir 15 ME aos semifinalistas, mais 18,5 ME aos finalistas e ainda 11 ME suplementares para o novo campeão - 6,5 ME pela vitória e 4,5 ME pelo acesso à Supertaça Europeia, face ao vencedor da Liga Europa.

Isso são, porém, contas para fazer mais tarde, sendo que, por agora, o Benfica arrecadou 71,8 ME.

As 'águias' arrancaram com 18,62 ME, pela presença na fase de liga, na qual conseguiram, pelos resultados, 8,2 ME por quatro vitórias, 700 mil euros por um empate, além de 400 mil pela redistribuição do remanescente dos empates.

O 16.º lugar na fase de liga valeu 5,775 ME, acrescidos de um milhão extra por ter ficado entre o nono e o 16.º classificados.

A presença, por si só, no play-off de acesso aos oitavos de final colocou mais um milhão de euros no cofre dos 'encarnados', que, ao ultrapassarem o Mónaco (1-0 fora e 3-3 em casa), ganharam mais 11 ME.

Os quase 25 ME restantes, para perfazer os 71,8 ME que constam do Relatório e Contas das 'águias', têm a ver com o agora denominado 'value pillar', verba relacionada com os direitos televisivos e os coeficientes do ranking de clubes da UEFA a cinco e 10 anos.

O Benfica vai disputar face ao FC Barcelona os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, com a primeira mão no Estádio da Luz, em Lisboa, na quarta-feira, pelas 20:00, e a segunda mão em Montjuïc, em Barcelona, em 11 de março, pelas 18:45 locais (17:45 em Lisboa).

Leia Também: Barcelona vai observar titular do Benfica no duelo para a Champions

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Uma lenda", "extraordinário". Famosos reagem à morte de Jorge Costa

Jorge Costa

"Uma lenda", "extraordinário". Famosos reagem à morte de Jorge Costa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Fórmula 1

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas