Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Britânica presa por querer assistir a jogo de voleibol masculino

Uma britânica de 25 anos está presa no Irão, há mais de dois meses, por ter tentado assistir a um jogo de voleibol masculino, como forma de protesto pela proibição que reina no país desde 1979.

Britânica presa por querer assistir a jogo de voleibol masculino
Notícias ao Minuto

21:31 - 10/09/14 por Notícias Ao Minuto

Desporto Irão

Tudo aconteceu no passado dia 20 de junho. Ghoncheh Ghavami, acompanhada por mais de uma dúzia de mulheres, tentou entrar num estádio iraniano para assistir a um jogo de voleibol da seleção nacional local. A iniciativa fazia parte de um protesto de ativistas femininas contra a lei de 1979 que proíbe as mulheres de assistirem a atividades físicas praticadas por homens.

De acordo com o noticiado pelo The Independent, a jovem foi detida e libertada, mas quando voltou à prisão para recolher os seus pertences foi novamente presa e, desta vez, transferida para a cadeia de Evin, no Teerão, onde estão detidos jornalistas e políticos.

Iman Ghavami, irmão da jovem que estudou Direito em Londres e que tem dupla nacionalidade – britânica e iraniana – revelou que a Ghonchev foi transferida para uma cela solitária onde esteve durante 41 dias.

Entretanto, nas redes sociais circula uma campanha pela libertação da jovem que já conta com nove mil seguidores. Alguns jogos de voleibol no Irão, inclusive, têm sido palco de protestos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório