Ausências na seleção de rugby são "oportunidade para progredir"

As ausências dos médios Samuel Marques e Joris Moura são "uma oportunidade" para a seleção portuguesa de rugby "progredir em direção a 2027", ano em que se disputará o Mundial, considerou hoje o selecionador, Simon Mannix.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/02/2025 10:02 ‧ 27/02/2025 por Lusa

Desporto

Rugby

O formação e o abertura ficaram ao serviço dos seus clubes da Pro D2 de França, assim como o ponta Rodrigo Marta, motivo pelo qual não estão disponíveis para defrontar a Espanha, no sábado, nas meias-finais do Rugby Europe Championship 2025 (REC25).

 

Mas, à agência Lusa, o treinador neozelandês dos 'lobos' disse que se trata de "uma oportunidade para outros se chegarem à frente e jogarem".

"Estou entusiasmado por observar mais jovens para número 9 [formação], como o Hugo Camacho, vai ser bom para ele voltar a jogar, e por ver Hugo Aubry e Manuel Vareiro a competirem pela posição 10 [abertura]. E quanto mais jovens continuarmos a lançar, melhor para nós, para continuarmos a progredir em direção a 2027", destacou o selecionador.

Mannix lembrou, por outro lado, que Portugal "não é a única equipa das nações em desenvolvimento a sofrer deste problema", ou seja, a ter de 'negociar' com os clubes profissionais a presença dos seus jogadores na seleção.

Por isso, afirmou que "toda a gente tem de trabalhar em conjunto para encontrar uma solução" e lembrou que essa é "uma discussão para manter entre a World Rugby, os clubes e as federações internacionais".

Elogiou, por outro lado, o trabalho dos clubes portugueses para manter o nível físico dos jogadores do campeonato nacional a um nível que permite manter uma "performance consistente" quando "os profissionais de França" se juntam aos trabalhos.

"Obviamente, é mais fácil quando temos o grupo todo junto e todos os jogadores durante o tempo todo, mas estou encantado com a forma como os clubes portugueses mantiveram a condição física dos jogadores e a disciplina de trabalho enquanto o grupo não esteve junto", agradeceu.

Segundo o antigo 'all black', "jogar uma meia-final em casa", contra a Espanha, "é um momento entusiasmante para se ser jogador da seleção portuguesa" e o resultado do encontro será "apenas uma consequência" da qualidade do trabalho que todo o grupo desenvolveu durante esta semana.

"O rugby não é um jogo complicado. É tudo uma questão de fazer bem o básico e isso é tudo o que vamos fazer. Vamos ser muito bons no básico, ter muita energia e jogar, como estes jogadores têm feito. Impressionam-me sempre que vestem a camisola da seleção e jogam com um orgulho desmedido, com muita paixão e sentimento por tudo o que representa, para eles, jogar por Portugal. E não posso pedir-lhes mais nada", elogiou o técnico à Lusa.

A seleção portuguesa de rugby recebe a Espanha, no sábado, em jogo das meias-finais do REC25 com início previsto para as 15:30, no Estádio Nacional, em Oeiras, e arbitragem do galês Adam Jones.

A equipa orientada por Simon Mannix venceu o Grupo B da competição e vai, por isso, defrontar em casa o segundo classificado do Grupo A numa eliminatória a uma só mão.

Se vencer a Espanha, Portugal encontra na final a Geórgia ou a Roménia, que no domingo disputam a outra meia-final.

A seleção lusa procura o segundo título europeu do seu historial, após o triunfo obtido em 2004, numa competição que, desde a sua primeira edição, em 2000, tem sido dominada pela Geórgia (16 títulos) e pela Roménia (cinco).

Ao qualificar-se para as meias-finais, Portugal assegurou, também, o apuramento para o Mundial Austrália2027, juntamente com os outros três semifinalistas do REC25.

As quatro seleções europeias são as primeiras a juntar-se às 12 já apuradas por terem terminado nos primeiros três lugares dos seus grupos no Mundial de França2023: França, Nova Zelândia, Itália, Irlanda, África do Sul, Escócia, País de Gales, Fiji, Austrália, Inglaterra, Argentina e Japão.

Leia Também: "Histórico". Marcelo felicita seleções de rugby e de basquetebol feminino

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sporting é (bi)campeão! Famosos em festa com título dos leões

Sporting

Sporting é (bi)campeão! Famosos em festa com título dos leões

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

ACP

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas