Pedro Duarte agradece a Fernando Gomes e confia em Pedro Proença

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, agradeceu hoje o legado deixado por Fernando Gomes na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reconhecendo que Pedro Proença será líder de excelência.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/02/2025 12:48 ‧ 24/02/2025 por Lusa

Desporto

FPF

O governante, responsável pela tutela do Desporto, expressou o "orgulho e alegria" pela presença na cerimónia de posse dos órgãos sociais eleitos no passado dia 14 de fevereiro, quando o antigo árbitro e até agora líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) venceu Nuno Lobo, que presidia à associação de Lisboa.

 

"Orgulho e alegria por participar num momento tão marcante da vida da FPF e na vida do futebol português, porque somos testemunhas do fim de um ciclo absolutamente notável do futebol e, atrevo-me a dizer, do desporto em Portugal. Os últimos 13 anos representaram um salto quântico no desenvolvimento da prática desportiva e futebolística, em particular, do nosso país", começou por dizer, no discurso, Pedro Duarte.

O ministro destacou as "conquistas inesquecíveis das seleções, a afirmação galopante do futebol feminino e o despontar do futsal e do futebol de praia", como os resultados visíveis dos três mandatos cumpridos por Gomes na FPF, enaltecendo ainda o profissionalismo empenhado na modalidade e na aposta nas infraestruturas.

"Por tantas vezes, [a FPF] substituiu e apoiou o Estado na promoção da igualdade de oportunidades e na promoção da tolerância e da igualdade nas nossas comunidades. Refiro-me, antes de tudo, ao excecional contributo cívico que fica como legado. Hoje respira-se melhor no futebol português", vincou.

Pedro Duarte considerou que "o futebol é mesmo um exemplo" do país, "pelo valor que gera, pelos resultados que alcança e competência com que forma os atletas e promove as suas competições".

"Queria, na pessoa do presidente Fernando Gomes, agradecer a todos pelo trabalho empreendido nos últimos 13 anos, mas queria, igualmente, realçar, a relevância deste momento, verdadeiramente histórico, porque sermos testemunhas desta transição de ciclo é um privilégio. No mesmo momento em que saudamos o legado, com as sementes germinadas, estamos no dealbar de uma nova fase, altamente promissora", avisou.

Para o governante, "o projeto apresentado e as provas dadas" dos novos responsáveis federativos assegura que "passado vai ser honrado, mas novas ambições serão abraçadas e novas metas alcançadas".

"Com o espírito empreendedor e a competência demonstrada, nos relvados e nos gabinetes, Pedro Proença vai ser um líder de excelência, afirmando o futebol português, cada vez mais, como uma potência global. Na linha do esforço que já desenvolveu na LPFP, estou certo que Pedro Proença vai ser o rosto do profissionalismo, do fair-play e da afirmação dos valores que definem o nosso desporto, o respeito pelo outro, a solidariedade e o patriotismo", prosseguiu.

A terminar, Pedro Duarte reconheceu que a "FPF é uma marca que une Portugal" e, por ser "um ponto de encontro para todos os portugueses", desejando "sucesso a todos os órgãos eleitos".

Pouco depois, Pedro Proença foi investido como 32.º presidente da FPF, para o quadriénio 2024-2028, sucedendo a Fernando Gomes, 10 dias depois de derrotar Nuno Lobo, antigo líder da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), nas eleições do organismo.

Juntamente com o antigo árbitro, foram empossados, na FPF Arena Portugal, em Oeiras, José Fontelas Gomes, líder do Conselho de Arbitragem (CA) nos últimos dois mandatos de Fernando Gomes, e os antigos futebolistas Toni, Domingos Paciência e Daniel Carriço, bem como Sofia Teles, Pedro Xavier e Horácio Antunes, das associações de Porto, Beja e Coimbra, Júlio Vieira, ex-líder da de Leiria e integrante da equipa de Gomes, e Sandra Costa Parente, à frente da empresa Liga Centralização.

O antigo secretário de Estado social-democrata Luís Campos Ferreira passou a liderar a Mesa da Assembleia Geral (MAG), que conta ainda com o socialista João Paulo Rebelo, ex-governante responsável pela pasta do Desporto, nas funções de secretário.

Luciano Gonçalves, que encabeçava a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), assumiu o CA, enquanto Ana Raquel Sismeiro a presidência do Conselho Fiscal (CF), cabendo a Sandra Oliveira e Silva, líder da Comissão de Instrutores da LPFP, o Conselho de Disciplina (CD), e a Luís Verde de Sousa a chefia do Conselho de Justiça.

Leia Também: Domingos Paciência e Daniel Carriço ansiosos por começarem com Proença

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Nuno Lobo

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas