Nuno Lobo "estupefacto" com nomeação de Proença para candidato na UEFA

O candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Nuno Lobo mostrou-se hoje "estupefacto" com a indicação de Pedro Proença como candidato ao Comité Executivo da UEFA, acusando-o de ser "um salta pocinhas" em cargos dirigentes.

Notícia

© Getty Images

Lusa
31/01/2025 19:58 ‧ 31/01/2025 por Lusa

Desporto

FPF

"Reajo com alguma estupefação, mas também alguma normalidade, pelo que é o comportamento de Pedro Proença. Quer todos os cargos. (...) Pedro Proença é um catavento do dirigismo do futebol português. Como se diz na gíria, é o salta pocinhas do futebol português. Quer a Liga, quer a Federação, quer a European Leagues, quer a UEFA e, quiçá, daqui a uns tempos, quererá a FIFA", explicou Nuno Lobo, em declarações à Lusa.

 

O presidente da Associação de Futebol de Lisboa reagia à indicação, por parte do atual presidente, Fernando Gomes, do 'vice' Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e, por isso, elegível a ser candidato.

"Após um período de reflexão, priorizando os interesses superiores do futebol português e na sequência de conversas com ambos os candidatos às eleições da FPF, Fernando Gomes informou esta sexta-feira a direção da FPF e o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, que indicará como candidato em nome de Portugal, o atual presidente da Liga e vice-presidente da FPF, Pedro Proença", refere a FPF, em comunicado.

O documento explica que as federações europeias de futebol têm até segunda-feira para indicar os seus candidatos ao Comité Executivo da UEFA e que na FPF essa decisão cabe ao presidente, Fernando Gomes.

Se Nuno Lobo for eleito em 14 de fevereiro, avança, irá "pedir à UEFA, explicando que ocorreu uma situação extraordinária dadas as eleições na FPF, a sua substituição" pelo próprio.

"Se a UEFA não aceitar, retirarei esta candidatura de Pedro Proença ao Comité Executivo, e se Portugal não estiver representado, exercerei a magistratura de influência necessária para que Portugal possa continuar a ter defesa intransigente dos seus interesses", afirma.

Ainda segundo o candidato, a indicação, de que foi "amavelmente" informado por Fernando Gomes, não vem do atual líder, "mas do próprio Pedro Proença", o que confirma que este "quer a FPF não como um destino, mas apenas como ponto de passagem para outros voos", acusa.

As eleições dos órgãos sociais federativos para o quadriénio 2024-2028 estão marcadas para 14 de fevereiro, numa altura em que Fernando Gomes está em funções desde 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e último mandato.

Pedro Proença e Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, são os dois candidatos à sucessão de Fernando Gomes na presidência da FPF, e tiveram os elencos das respetivas listas confirmados pela comissão eleitoral em 09 de janeiro.

Leia Também: Portugal goleia Macedónia do Norte e dá passo gigante rumo ao Euro'2026

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a curta reação de Cristiano Ronaldo à estreia do filho pela seleção

sub-15

Eis a curta reação de Cristiano Ronaldo à estreia do filho pela seleção

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas