Powered bySolverde
Disclaimer

Sporting defende liderança em Vila do Conde no arranque da segunda volta

O Sporting defende a liderança da I Liga portuguesa de futebol na visita ao Rio Ave, no sábado, num arranque da segunda volta em que o FC Porto, segundo posicionado, se desloca a Barcelos.

Treino do Sporting

© Lusa

Lusa
15/01/2025 10:09 ‧ 15/01/2025 por Lusa

Desporto

I Liga

Com mais um ponto do que os 'dragões', os campeões nacionais jogam em casa do Rio Ave, 10.º classificado, uma semana depois de terem perdido a final da Taça da Liga nos penáltis para o Benfica (1-1, 6-5 no desempate), que abre a 18.ª jornada em casa, frente ao Famalicão, na sexta-feira.

 

Para o jogo em Vila do Conde, onde o Sporting empatou 3-3 na última temporada, o treinador do Sporting, Rui Borges, já deverá poder contar com Daniel Bragança, embora Matheus Reis, Morita e Pedro Gonçalves ainda estejam de fora, podendo já estrear o guarda-redes Rui Silva, contratado ao Betis.

O Rio Ave, no 10.º lugar, seis pontos acima da zona de despromoção, ainda não perdeu em casa esta temporada, somando quatro vitórias e outros tantos empates, embora ainda não tenha recebido nenhum dos primeiros cinco classificados.

Depois de ter falhado o assalto à liderança da I Liga no domingo, com uma derrota, e uma péssima exibição, em casa do Nacional (2-0), num encontro que tinha sido adiado devido ao nevoeiro na Choupana, o FC Porto visita o Gil Vicente (11.º) no domingo.

O lateral Martim Fernandes é a mais recente baixa na equipa do cada vez mais contestado Vítor Bruno, juntando-se a Francisco Moura, Marco Grujic e Alan Varela, embora Nico González regresse após cumprir castigo.

O Gil Vicente, que vem da qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal e conseguiu uma igualdade em casa com o FC Porto na última época, apenas foi derrotado em casa pelo Boavista e já conseguiu empatar com o Sporting.

Motivado pela oitava conquista da Taça da Liga, o Benfica recebe o Famalicão (nono posicionado), que nunca conseguiu vencer na Luz para o campeonato e que apenas empatou uma vez em 11 encontros, em 2021/22.

Mais uma vez sem Renato Sanches, o Benfica chega a este encontro motivado pela conquista da Taça da Liga e pela qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, depois de derrotar na terça-feira fora o Farense (3-1).

Intermitente, o Sporting de Braga (quarto), que venceu o Benfica na Luz para a I Liga (2-1) e depois perdeu com as 'águias' na Taça da Liga (3-0) visita no domingo o Estrela da Amadora (13.º), e procura manter o seu estatuto de segunda melhor equipa a jogar fora de casa.

Grande surpresa do campeonato, o Santa Clara pode subir provisoriamente ao quarto lugar, se vencer no sábado o Estoril Praia (12.º), nos Açores, num dia em que o Vitória de Guimarães (sexto), vindo de uma surpreendente derrota na Taça de Portugal frente ao Elvas, recebe o Arouca, 16.º, em lugar de play-off de manutenção.

A queda perante a equipa do Campeonato de Portugal ditou a saída precoce do treinador Daniel Sousa, apenas três jogos depois de ter substituído Rui Borges, em que tinha conseguido dois empates, com Farense e Sporting, antes da derrota com os alentejanos, sendo substituído por Luís Freire.

Apenas quatro pontos separam o 13.º lugar, ocupado pelo Estrela da Amadora, com 16, e o 18.º e último, ocupado Boavista, com 12, que não vence há sete encontros e recebe na segunda-feira o tranquilo Casa Pia (sétimo), no fecho da ronda.

No domingo, o Farense, 17.º e penúltimo, com 14 pontos, visita o Moreirense (oitavo), com Nacional (14.º, com 16), motivado pelo triunfo sobre o FC Porto, e AVS (15.º, com 15), as duas primeiras equipas em zona de manutenção, a defrontarem-se no Funchal.

Leia Também: Presidente do Vitória admite: "Daniel Sousa não foi a melhor decisão..."

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Claque do Sporting revoltada com Gyokeres? Eis a publicação em causa

Mercado de Transferências

Claque do Sporting revoltada com Gyokeres? Eis a publicação em causa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas