"Fernando Gomes? Proporcionou-nos tudo e mais alguma coisa"

O selecionador feminino de futebol, Francisco Neto, exultou hoje a afirmação da seleção e da jogadora portuguesa num contexto internacional, agradecendo o legado deixado por Fernando Gomes na liderança da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Notícia

© Getty Images

Lusa
13/01/2025 21:45 ‧ 13/01/2025 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

"Têm sido anos bastante gratificantes, em que nós conseguimos afirmar a seleção e a jogadora portuguesa num contexto internacional e criámos um carimbo de qualidade com esta geração, muito fruto do trabalho de muitas gerações do passado, que nunca poderão ser esquecidas. É apenas mais um momento de grande sucesso nos 110 anos e queremos continuar a fazer crescer o futebol feminino nos próximos 110", afirmou.

 

Francisco Neto falou aos jornalistas à margem do jantar que encerra as comemorações dos 110 anos da FPF, que também será um dos últimos eventos de Fernando Gomes à frente da federação, após os três mandatos -- o máximo permitido pelos regulamentos.

"É uma gratidão imensa. Proporcionou-nos tudo e mais alguma coisa, nunca nos faltou nada. Temos acesso a tudo o que precisamos para poder desenvolver a nossa equipa. Deixa um legado incrível no futebol feminino, mas o seu legado é muito maior do que esse. Na sua primeira candidatura, propôs logo ter uma seleção feminina numa fase final, mesmo quando pouca gente acreditava. Felizmente, conseguimos fazê-lo mais do que uma vez. Agora, teremos de continuar a trabalhar para respeitar o legado", frisou.

Em ano de terceira participação seguida num Campeonato da Europa, o selecionador apontou primeiro o foco para a Liga das Nações, em que vai defrontar Espanha e Bélgica, adversários nas duas competições e com três duelos no espaço de apenas cinco meses.

"Por um lado, permitir-nos-á perceber na Liga das Nações qual a diferença que ainda temos em relação a elas, mas também nos tira um pouco a margem de surpreender. É difícil surpreender a mesma equipa três vezes consecutivas. Temos de nos focar muito em nós. Perceber nestes jogos da Liga das Nações que tipo de danos conseguimos criar às equipas adversárias e vice-versa, fazer evoluir a nossa ideia de jogo e preparar para o desafio final, que será o Campeonato da Europa", apontou o selecionador português.

A possibilidade de Portugal vir a ser anfitrião do Europeu2029, concorrendo com mais quatro potenciais candidaturas, também foi abordado aos jornalistas pelo treinador.

"Era algo maravilhoso poder organizar em Portugal. Sem dúvida nenhuma que temos muita experiência e iremos apresentar uma candidatura muito forte. Nós temos essa ambição e seria maravilhoso porque garantíamos desde já mais uma participação em fases finais. Seria muito importante para Portugal", expressou Francisco Neto.

Leia Também: Benfica aponta a um novo Estádio da Luz com... 120 mil lugares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A curta mensagem de Eduardo Quarema após ter sido herói em Alvalade

Sporting

A curta mensagem de Eduardo Quarema após ter sido herói em Alvalade

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Moreirense3236
11Arouca3234
12Rio Ave3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Hyundai

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas