Jorge Vieira desiste da candidatura ao Comité Olímpico de Portugal

Jorge Vieira desistiu hoje da candidatura à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), considerando que as eleições de 19 de março assumiram contornos políticos inéditos e denunciando a existência de uma polarização promovida por dois candidatos.

Notícia

© Lusa

Lusa
13/01/2025 19:03 ‧ 13/01/2025 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

"Por respeito para com aqueles que se dispõem a apoiar-nos, mas aos quais não podemos garantir o sucesso da candidatura, decidimos suspender a nossa caminhada eleitoral, não sem antes desejar os melhores sucessos olímpicos às federações e à candidatura que vier a ser eleita", lê-se em comunicado enviado à agência Lusa.

 

Na nota, o antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) começa por evidenciar que as eleições para a presidência do Comité Olímpico de Portugal, agendadas para 19 de março, têm vindo a assumir "contornos políticos, até hoje, inéditos no movimento olímpico português".

"O processo eleitoral progrediu no sentido da polarização entre, sobretudo, dois candidatos que disputam o apoio das federações, baseando-se na lógica do voto útil. Esta lógica não privilegia a apresentação e debate de ideias e projetos, mas, tão só, a adesão a um dos candidatos e às vantagens que, supostamente, lhes são garantidas", defende.

Presidente da FPA durante 12 anos -- saiu do cargo em novembro -, Vieira lembra que a sua candidatura se apresentou como independente e oriunda do interior do movimento federado e olímpico e pugnaria, "tão só, pelo desenvolvimento e pela excelência do desporto português"

"A dinâmica, intensiva, de captação de federações apoiantes pelas duas referidas candidaturas fragilizou, significativamente, a nossa base de apoio inicial. Alguns dos que nos apoiaram e incentivaram ao longo do tempo, migraram para as candidaturas concorrentes", reconhece.

No comunicado, Vieira não identifica os candidatos a que se refere, no entanto apenas Laurentino Dias, antigo secretário de Estado do Desporto, e Fernando Gomes, ainda presidente da Federação Portuguesa de Futebol, têm apoios federativos declarados.

O outro candidato, o também antigo secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre, ainda não revelou quais as federações que o apoiam.

A desistência de Vieira, que se segue à de José Manuel Araújo - uniu esforços com Laurentino Dias -, acontece no mesmo dia em que a Comissão Eleitoral do COP divulgou o calendário eleitoral, fixando a apresentação de candidaturas até 27 de fevereiro e esclarecendo que cada uma delas deve ser subscrita por, pelo menos, nove federações.

Após as eleições de 19 de março, o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado, tomará posse até 27 de março.

Leia Também: Candidatos à presidência do COP têm até 27 de fevereiro para apresentar listas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pepê assume 2024/25 difícil no FC Porto: "Peço desculpas..."

FC Porto

Pepê assume 2024/25 difícil no FC Porto: "Peço desculpas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Código da estrada

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas