Powered bySolverde
Disclaimer

Candidatos à presidência do COP têm até 27 de fevereiro para apresentar listas

Os candidatos à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) têm até 27 de fevereiro para apresentar as suas listas, com cada candidatura a ter de ser subscrita por nove federações, informou hoje a Comissão Eleitoral.

Comité Olímpico de Portugal COP

© Global Imagens

Lusa
13/01/2025 17:44 ‧ 13/01/2025 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

"A Comissão Eleitoral do COP disponibilizou hoje aos membros votantes da Assembleia Plenária o formulário de candidatura e o calendário eleitoral a identificar as várias etapas do processo que culminará com a realização das eleições dos órgãos sociais do COP para o mandato 2025-2029, no próximo dia 19 de março", lê-se no sítio oficial do organismo.

 

Assim, as candidaturas devem ser apresentadas até 27 fevereiro (inclusive), estando o sorteio das listas agendado para 03 de março, especifica a Comissão Eleitoral, que aceitará a apresentação de reclamações em 07 de março e decidirá sobre as mesmas, caso elas existam, quatro dias depois.

Para 17 de março está marcada a indicação da identidade dos representantes dos membros votantes na Assembleia Eleitoral, com as eleições a decorrerem dois dias volvidos, na sede do organismo olímpico.

O sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado, tomará posse até 27 de março.

"Segundo o regulamento eleitoral do COP, cada uma das listas candidatas deve ser subscrita por "pelo menos um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos". Nesta altura, existem 34 federações desportivas nessa condição e as listas candidatas devem ser subscritas por pelo menos nove federações", conclui a Comissão Eleitoral.

Esta comissão, composta por Vasco Lynce, Ana Vargas e João Mariz Fernandes, não esclarece, contudo, se as federações desportivas podem subscrever mais do que uma candidatura.

Os antigos secretários de Estado do Desporto Laurentino Dias e Alexandre Mestre, o ex-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e o ainda presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, são os candidatos anunciados à presidência do COP.

Leia Também: Laurentino Dias assegura apoio de mais seis federações na corrida ao COP

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Redes Sociais

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas