O nevoeiro sumiu e Ángel Di María sorriu. As notas do Nacional-Benfica

Águias estão agora um ponto à frente do FC Porto e um ponto atrás do Sporting.

Notícia

© SL Benfica

Miguel Simões
20/12/2024 07:14 ‧ 20/12/2024 por Miguel Simões

Desporto

Análise

O Benfica intrometeu-se entre Sporting e FC Porto no pódio da I Liga, esta quinta-feira, ao bater o Nacional (0-2), no regresso à Choupana, dois meses e meio após o dia em que o célebre nevoeiro 'forçou' a interrupção e o adiamento da partida da oitava jornada. Desta vez, o nevoeiro sumiu e Ángel Di Maria... sorriu.

 

Retomado ao oitavo minuto, o encontro ficou marcado por uma águia de 'duas caras' no que à finalização diz respeito, sendo que, no primeiro tempo, todas as tentativas 'esbarraram' numa 'muralha' com o nome de Lucas França. Por essa altura, a 'queda' da neblina chegou a dar ameaças... mas só até ao intervalo.

Foi preciso esperar, por isso, pela segunda parte (leia-se 'fuga' do nevoeiro), para que a ineficácia desse lugar à eficácia. Aí foi Ángel Di María a dar 'show', uma vez mais, guiando a equipa de Bruno Lage ao regresso às vitórias.

O astro argentino abriu o ativo na conversão de uma grande penalidade (58') e, já dentro dos últimos minutos, aproveitou a entrada do recém-entrado Amdouni para sentenciar as dúvidas (74'), com mais um bis de águia ao peito.

Já com o tão desejado (e adiado) acerto de calendário, o Benfica alcança o segundo lugar do campeonato e soma agora 35 pontos, a um do campeão Sporting e com mais um por comparação ao FC Porto, enquanto o Nacional segue acima da linha de água, com 12 pontos.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Ángel Di María voltou a 'fazer das suas' e tornou-se o grande protagonista do regresso do Benfica aos triunfos. Após três jogos consecutivos sem 'faturar', o avançado argentino não fez propriamente uma primeira parte de luxo, mas foi suficientemente letal no segundo tempo, com dois golos (decisivos) em dois remates. Mais uma exibição de glória para o extremo de 36 anos.

Surpresa

Lucas França evitou males maiores para a sua equipa, sobretudo com as três defesas que fez na primeira parte, 'empurrando' o jogo para o intervalo com um nulo no marcador. O facto de não ter evitado os dois golos de Di María - o primeiro num penálti e o segundo com um ressalto pelo meio - não apaga a exibição que 'encheu' as medidas da baliza madeirense... até certo ponto.

Desilusão

Ulisses Wilson não protagonizou uma exibição desastrosa, mas acabou por estar envolvido no lance que desbloqueou o nulo no marcador. O defesa brasileiro cometeu uma grande penalidade ao tocar na bola com o braço e, a partir daí, ficou algo desorientado em campo, algo que ficou percetível pela passividade demonstrada no lance do segundo golo das águias.

Treinadores

Tiago Margarido viu-se 'forçado' a fazer uma alteração em relação ao onze apresentado há dois meses e meio, com a entrada de Dudu para a vaga deixada por Nigel Thomas, tendo sentido dificuldades em colocar a sua equipa a criar perigo. Prova disso é que Trubin apenas teve de fazer uma defesa no segundo tempo, mesmo depois das várias substituições.

Bruno Lage repetiu a 'fórmula' com que tinha entrado na Choupana pela última vez e tardou em ver a sua equipa traduzir o perigo em golos. Estratégico na hora de mexer na equipa, o técnico das águias acertou em cheio quando apostou em Amdouni, que apenas precisou de dois minutos em campo para ter impacto, seguindo-se mais mexidas já com o jogo resolvido.

Árbitro

Gustavo Correia teve um final de tarde sem grande alarido. Seguro no momento de apitar as faltas e de puxar dos cartões do bolso, o árbitro da AF Porto, de 32 anos, não hesitou em assinalar - de forma acertada - uma grande penalidade a favor do Benfica.

Leia Também: Di María 'sopra' nevoeiro e Benfica já 'cheira' calcanhares do Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas