A Noruega garantiu, na noite deste domingo, a promoção à Liga A da Liga das Nações, depois de ter goleado na receção ao Cazaquistão, por 5-0. No outro jogo da sexta e última jornada do grupo B3, a Áustria deixou escapar a liderança com um empate ante a Eslovénia.
Comecemos por Oslo. A Noruega, que necessitava de um escorregão austríaco para sonhar com a subida direta à Liga A, fez o seu trabalho e chegou ao tempo de intervalo a vencer com um bis de Haaland (23' e 37') e um golo de Sorloth (41').
No segundo tempo, Haaland chegou ao hatrick aos 71 minutos, antes de Nusa fixar o resultado final na cidade norueguesa aos 76 minutos.
Menos sorte teve a Áustria. Os austríacos, que eram os líderes do grupo à entrada para esta última jornada, empataram na receção à Eslovénia (1-1) e vão ter de ir ao playoff para saber se conseguem a promoção à Liga A.
Schmid encaminhou a vitória austríaca com um remate certeiro aos 27 minutos. Contudo, e já perto do apito final, um golo de Gnezda Cerin aos 81 minutos atirou a Áustria para o segundo lugar e entregou a liderança à Noruega.
Contas feitas, os noruegueses conseguem a promoção direta face aos 13 pontos alcançados em seis jogos. A Áustria somou 11 e segue para o playoff de subida a realizar em março do ano que vem. A Eslovénia lutará também num playoff, mas para se manter na Liga B. O Cazaquistão foi diretamente despromovido à Liga C.
Leia Também: Kane 'finta' castigo e Inglaterra garante promoção. Grécia vai ao playoff