Web Summit: Vollering vê ciclismo feminino com potencial para crescer

A ciclista neerlandesa Demi Vollering, vencedora da Volta a França em 2023, e da Volta a Espanha, este ano, considerou hoje que a modalidade, no feminino, está "num lugar bom", mas ainda tem espaço de crescimento.

Notícia

© Getty Images

Lusa
13/11/2024 14:27 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Web Summit

Em entrevista à agência Lusa, durante a Web Summit, em Lisboa, Demi Vollering falou do estado atual do ciclismo feminino, em comparação com a atenção mediática que a vertente masculina apresenta, sobretudo nas principais provas velocipédicas mundiais.

 

"No geral, penso que o ciclismo feminino está num lugar bom, se compararmos com os outros desportos femininos, e sinto orgulho nisso, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O Tour feminino foi um passo necessário e ajudou-nos muito a desenvolver a modalidade. Espero que outras corridas se sigam, porque a Vuelta não tem ainda o mesmo impacto mediático, e o Giro de Itália mudou agora de organização e estou curiosa para saber como as coisas irão funcionar. Penso que há espaço para melhorar", frisou.

A ciclista apontou como importante para o desenvolvimento da modalidade na vertente feminina a presença em eventos como a Web Summit, bem como a transmissão televisiva das provas, e não copiar o que é feito na vertente masculina, abrindo um espaço para autenticidade.

"Devemos ter orgulho no que temos e encontrar uma maneira de o tornar autêntico, ou seja, ter os nossos próprios patrocinadores e mais empresas focadas nas mulheres. As nossas corridas também podiam não ser tão longas, não creio que seja necessário, pois só as torna aborrecidas e menos interessantes para quem está a assistir", realçou.

Aos 27 anos, Demi Vollering é uma das grandes figuras do ciclismo internacional, com os triunfos no Tour2023 e na Vuelta2024, apesar de nos Jogos Olímpicos Paris2024 ter ficado aquém dos resultados pretendidos, sendo quinta no contrarrelógio e 34.ª na prova de estrada.

"É muito importante para mim significar algo no desporto feminino, e não somente no ciclismo. Quero mais do que ter apenas bons resultados. Claro que quero ganhar várias vezes o Tour, ser campeã mundial ou olímpica, mas tenho uma missão, por outro lado, de colocar mais jovens fora de casa, a mexerem-se e desenvolverem-se, assegurando que têm um espaço onde se sintam livres e sem problemas mentais", expressou ainda.

Em 2025, Demi Vollering vai deixar a equipa SD Worx-Protime e rumar à francesa FDJ-Suez, o que tornaria mais especial vencer novamente o Tour, por uma equipa local, já que, apontou, as emoções dão-lhe mais força e poder, o que a ajudará nesse objetivo.

"Apercebi-me que eu estava pronta para uma nova aventura, sair da zona de conforto, aprender e desafiar-me. Comecei a falar com várias equipas e FDJ-Suez foi compatível desde o início. Na primeira reunião vi que eram muito apaixonados pelo ciclismo e isso foi entusiasmante", explicou a ciclista, que esteve presente em dois painéis da Web Summit.

A edição deste ano, em Lisboa, que começou na segunda-feira e decorre até quinta-feira, regista um recorde de 71.528 participantes de 153 países, segundo dados da organização de uma das maiores cimeiras tecnológicas a nível internacional.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Kath Phipps, figura adorada do United. Bruno Fernandes já reagiu

Manchester United

Morreu Kath Phipps, figura adorada do United. Bruno Fernandes já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Papa Francisco tem novo Papamóvel. É elétrico, mas não é um qualquer

Mercedes-Benz

Papa Francisco tem novo Papamóvel. É elétrico, mas não é um qualquer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas