Clube argentino justifica 'influencer' no onze por ação de marketing

O clube argentino de futebol Deportivo Riestra desculpou-se hoje pela inclusão do 'influencer' Spreen na sua equipa titular frente ao Velez Sarsfield, depois de inúmeras reações negativas a essa "ação de marketing".

Notícia

© Reuters

Lusa
12/11/2024 20:32 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Argentino

"Infelizmente, esta ação de marketing gerou muitas opiniões negativas. Queremos apresentar as nossas mais sinceras desculpas a quem se sentiu ofendido", assumiu o clube no comunicado, em resposta à polémica gerada na Argentina pela inclusão de Iván Buhajeruk, conhecido como 'Spreen', que não é futebolista, no 'onze' inicial, sendo substituído logo no final do primeiro minuto de jogo.

 

O Deportivo Riestra decidiu apostar "num dos mais importantes 'influencers' da América Latina", com quase 20 milhões de seguidores das diferentes redes sociais, com o objetivo de "atrair novos públicos".

O emblema sul-americano informou que a sua intenção não era desrespeitar o futebol argentino, nem o seu rival, líder isolado do campeonato, e que foi informado antecipadamente da sua intenção de integrar na formação inicial o jovem de 24 anos, que foi inscrito há menos de três meses e vestiu a camisola 47.

"O nosso objetivo foi [e é] atrair novos públicos para o futebol, gerando pontes entre diferentes mundos e plataformas para continuar a promover o produto e o nosso clube, vivendo um momento histórico na primeira divisão", assegurou a instituição, que chegou este ano pela primeira vez ao escalão principal argentino, ocupando atualmente a nova posição, depois de quatro empates consecutivos.

Em sua defesa, o Deportivo Riestra citou o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, e o seu alerta sobre o declínio do interesse do público jovem europeu pelo futebol, sublinhando que a intenção de incluir 'Spreen' no jogo era apenas a de "captar as novas gerações que hoje são movidas pelas redes sociais a partir de influenciadores".

As críticas chegaram de todos os quadrantes -- dirigentes, atletas e treinadores adversários, entre outros -- e levou já o Comité de Ética da Associação do Futebol Argentino (AFA) a abriu uma investigação sobre o caso, considerando que a titularidade de 'Spreen' pode representar "uma conduta suscetível de prejudicar a reputação e a integridade do futebol argentino".

O treinador Christian Fabbiani substituiu o seu improvável pupilo aos 59 segundos por Gustavo Fernández, sem que 'Spreed' tenha sequer tocado na bola, mas acabando a exibição a aplaudir os adeptos, enquanto saía.

No final da época passada, na II Liga portuguesa, o Länk Vilaverdense estreou o empresário norte-americano Courtney Reum, de 45 anos, cunhado de Paris Hilton, que nunca tinha jogado profissionalmente.

Em 05 de maio último, o então treinador do clube minhoto Sérgio Machado fez entrar Reum, aos 86 minutos, do jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato, que perdeu 1-0 e consumou a sua despromoção à Liga 3, numa época em que enfrentaram vários atrasos no pagamento de ordenados.

"Respondendo à pergunta que provavelmente vão fazer: esta semana foi difícil. Neste momento, nos últimos minutos de jogo, tomei uma decisão, se calhar não como treinador, mas como pai deste grupo. A decisão foi difícil, mas teria de o fazer. Mais do que pai, tive de olhar pelo bem dos meus filhos e senti que estes últimos 10 minutos ajudam muito a que os meus jogadores não voltem a passar por aquilo que passaram", desabafou, então Sérgio Machado, sobre a utilização de Reum.

Leia Também: 'Streamer' é titular na primeira divisão argentina e dá caso de tribunal

Leia Também: Benfica contrata atleta que foi vice-campeão... do 'Big Brother Brasil'

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A promessa de Cristiano Ronaldo após a derrota do Al Nassr

Arábia Saudita

A promessa de Cristiano Ronaldo após a derrota do Al Nassr

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla garante: "As nossas baterias são feitas para mais de 300.000 km"

Tesla

Tesla garante: "As nossas baterias são feitas para mais de 300.000 km"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas