Powered bySolverde
Disclaimer

Vítor Bruno ergue 'blue wall' no FC Porto e iguala registo de Conceição

Azuis e brancos somaram diante do Estoril aquele que foi o quinto jogo seguido sem sofrer golos, algo que não acontecia desde 2023. Este é também o melhor arranque de sempre dos portistas na I Liga nas últimas sete temporadas.

Galeno celebrates after scoring a goal for FC Porto during the Portuguese Primeira Liga soccer match against Estoril at Estadio do Dragao in Porto, Portugal, on November 3, 2024. (Photo by Rita Franca/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Rodrigo Querido
05/11/2024 07:32 ‧ 05/11/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

FC Porto

A confortável vitória do FC Porto na noite de domingo na receção ao Estoril colocou os azuis e brancos num patamar que há muito não se via. A goleada imposta no Dragão aos canarinhos, por 4-0, fez com que os portistas alcançassem uma marca de cinco jogos seguidos sem sofrer golos. Algo inédito num passado recente para o clube da Invicta.

 

Desde fevereiro de 2023 que o FC Porto não tinha uma série de cinco jogos sem sofrer golos. Na altura, os comandados de Sérgio Conceição somaram seis jogos seguidos com a baliza a zeros: Vitória SC (I Liga), Académico de Viseu (Taça da Liga e Taça de Portugal), Sporting (Taça da Liga), Marítimo (I Liga) e Vizela (I Liga).

Agora, os homens de Vítor Bruno não averbaram golos nas vitórias contra Sintrense (0-3, Taça de Portugal), Hoffenheim (2-0, Liga Europa), AVS (0-5, I Liga), Moreirense (2-0, Taça da Liga) e Estoril (4-0, I Liga). Para este pecúlio tem sido fundamental a consistência defensiva dos azuis e brancos.

Vítor Bruno conseguiu afinar a linha defensiva e calibrá-la para este período sem sofrer golos. A dupla de centrais formada por Tiago Djaló e Nehuen Pérez tem dado conta do recado e esteve presente em quatro dos últimos cinco jogos acima referidos. A entrada de Zé Pedro e saída do ex-Juventus para o eixo defensivo no triunfo ante o Moreirense não tem mexido com a consistência defensiva. Nas faixas, Martim Fernandes e Francisco Moura também têm demonstrado grande regularidade, sendo que o jovem lateral direito esteve em destaque na vitória ante o Estoril, com duas assistências.

Um imponente Diogo Costa que foi premiado

Para esta autêntica muralha azul e branca que foi erguida por Vítor Bruno também têm contribuído as exibições de Diogo Costa. O guarda-redes luso tem estado em boa forma e viu esse período positivo ser premiado com uma distinção.

O internacional português foi eleito o melhor guarda-redes da I Liga em setembro e outubro, vendo reconhecido aquele que foi um (imaculado) período de dois meses no qual ajudou o FC Porto a somar por vitórias as cinco jornadas em que participou, perante Farense (2-1), Vitória SC (0-3), Arouca (4-0), Sporting de Braga (0-5) e AVS (4-0), encaixando apenas dois golos.

Um arranque a igualar a primeira época de Sérgio Conceição

Além deste período de cinco golos sem sofrer golos, a vitória do FC Porto diante do Estoril fez com que os portistas alcançassem o melhor arranque das últimas sete temporadas na I Liga, igualando o registo da primeira época de Sérgio Conceição nos azuis e brancos.

Nestas dez primeiras jornadas no campeonato português, o FC Porto averbou quatro golos, tantos quanto a equipa em 2017/18. No capítulo ofensivo, os comandados de Vítor Bruno marcaram 27 golos, menos um do que Conceição na primeira temporada na Invicta. E o mesmo aplica-se aos pontos, com o FC Porto versão 2017/18 a ter mais um do que o atual.

Segue-se agora o duelo contra a Lazio, a contar para a Liga Europa, e uma viagem até Lisboa para defrontar o Benfica, no Clássico da 11.ª jornada da I Liga. Duas partidas em que a defesa azul e branca vai, certamente, ser colocada à prova em diversas ocasiões.

Leia Também: FC Porto arranca 'missão Lazio' com duas dores de cabeça

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Dí María

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Fórmula 1

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas