City testa Sporting no 'adeus' a Amorim. Benfica vai à 'luta' em Munique

O Sporting recebe terça-feira o Manchester City, na quarta jornada da Liga dos Campeões de futebol, naquele que promete ser o maior teste dos 'leões', enquanto o Benfica vai tentar surpreender e regressar aos triunfos em Munique.

Sporting Lisbon's Portuguese coach Ruben Amorim reacts during the Portuguese League football match between Sporting CP and AVS SAD at Alvalade stadium in Lisbon on September 22, 2024. (Photo by Patricia DE MELO MOREIRA / AFP) (Photo by PATRICIA DE MELO MO

© Getty Images

Lusa
03/11/2024 08:50 ‧ 03/11/2024 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

Cem por cento vitorioso na I Liga e com um total de 15 jogos seguidos sem perder em todas as provas, o Sporting será posto à prova perante o atual campeão inglês, algo debilitado por uma onda de lesões, na despedida definitiva de Rúben Amorim ao público de Alvalade. O treinador ainda fará mais um jogo, mas com o Sporting de Braga, no Minho, para a I Liga, antes de rumar precisamente à cidade de Manchester, mas para comandar o rival dos 'citizens', o United.

 

Já a tarefa do Benfica, que vem de uma derrota caseira com o Feyenoord (3-1), promete ser ainda mais complicada, já que tem de defrontar o Bayern na Alemanha, numa altura em que a formação de Munique parece estar a recuperar o domínio na Bundesliga, perdido na última época para o Bayer Leverkusen.

A quarta ronda da nova fase de liga da 'Champions' tem como 'cabeça de cartaz' o duelo entre Real Madrid e AC Milan, de Paulo Fonseca, bem como um Liverpool-Bayer Leverkusen e o encontro em Milão entre Inter e Arsenal.

Quando o sorteio colocou o Manchester City como um dos oitos rivais do Sporting, e em Alvalade, no novo formato da Liga dos Campeões, os adeptos 'leoninos' ficaram ansiosos por receber um dos 'tubarões' europeus, mas mal saberiam na altura que esse jogo iria ser o último do técnico Rúben Amorim em Alvalade.

Ainda a 'digerir' a já anunciada saída do treinador para o Manchester United, os 'leões' recebem o City em igualdade pontual com os ingleses (sete), com 10 vitórias em 10 jogos na I Liga e com o sueco Viktor Gyökeres em grande forma, tendo mesmo assinado um 'póquer', o primeiro da sua carreira, na última jornada do campeonato português.

Em situação bem diferente viaja a equipa de Pep Guardiola para Lisboa, depois de ter perdido a liderança da Premier League para o Liverpool, com um desaire, o primeiro em quase um ano na prova, no campo do Bournemouth (2-1), e com vários problemas de lesões, incluindo Rúben Dias, que vai estar ausente.

Mesmo assim, figuras como Haaland, Foden ou Bernardo Silva, além de Matheus Nunes, antigo jogador do Sporting, mantêm o Manchester City como claro favorito à vitória, tal como sucedeu em 2022, quando goleou por 5-0 nos oitavos de final da 'Champions', ou uma década antes, em 2012, então derrotado pelo calcanhar do central 'leonino' Xandão (1-0), na Liga Europa.

Claro favorito é também o Bayern Munique na receção ao Benfica, num terreno em que este ano os germânicos já 'deram' 9-2 ao Dínamo Zagreb, embora depois tenham tido desaires fora de portas com Aston Villa (1-0) e FC Barcelona (4-1).

Por isso mesmo, com seis pontos, o Benfica vai entrar em campo à frente dos bávaros na classificação, mas com a noção que o histórico alemão, que conta com Raphaël Guerreiro e João Palhinha, está obrigado não só a vencer, mas também a limpar a imagem dos últimos dois jogos.

Desde a chegada de Bruno Lage, o Benfica tem estado em grande forma na I Liga (cinco vitórias em cinco partidas), mas sofreu um desaire inesperado com o Feyenoord na 'Champions', ainda mais em casa, perante um adversário que está em crise nos Países Baixos.

A quarta jornada arranca com apenas duas equipas totalmente vitoriosas, em 36, cabendo a Liverpool e Aston Villa tentar manter esse estatuto.

O Liverpool, de Diogo Jota, recebe o Bayer Leverkusen, dominador na Alemanha em 2023/24, mas com menos 'gás', para já, em 2024/25, enquanto o Aston Villa joga na Bélgica, com o Club Brugge, emblema que mais tarde também vai receber o Sporting.

O jogo 'grande' será em Madrid, na primeira aparição europeia do Real após o boicote à Bola de Ouro, com o AC Milan, de Paulo Fonseca e também Rafael Leão - dupla lusa em aparente 'choque' -, a tentar surpreender no Bernabéu.

O embate Inter Milão-Arsenal também promete animar os adeptos nesta ronda, numa altura em que os 'olhares dos curiosos' estão igualmente virados para Brest e Lille, as grandes surpresas até agora na 'Champions'.

O Brest, que aparece no grupo de terceiros classificados, com Sporting, Manchester City, Inter e Bayer Leverkusen na sua primeira aparição na mais importante prova europeia de clubes, joga com o Sparta em Praga, enquanto o Lille, que perdeu com o Sporting na estreia, mas depois bateu Real e Atlético Madrid, recebe a Juventus, de Francisco Conceição.

Destaque ainda para o Paris Saint-Germain, de Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos, este último a recuperar de lesão, que recebe o Atlético Madrid, num embate entre equipas sempre favoritas a irem longe na 'Champions', mas que fizeram um arranque bem irregular no novo formato da competição.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Fórmula 1

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas