Procurar

Rui Pinto reage à acusação feita à Benfica SAD: "Continuará acima da lei?

Pirata informático disse esperar que a acusação seja um "ponto de viragem" para a credibilização do futebol português.

Rui Pinto reage à acusação feita à Benfica SAD: "Continuará acima da lei?

© Miguel Medina / Getty Images

Notícias ao Minuto
15/10/2024 21:13 ‧ há 11 meses por Notícias ao Minuto

O pirata informático Rui Pinto recorreu, esta terça-feira, às suas redes sociais para reagir à acusação do Ministério Público contra a SAD do Benfica no caso dos emails.

 

O denunciante disse esperar que a acusação seja um "ponto de viragem" para a credibilização do futebol português e ainda da justiça nacional.

"A acusação hoje conhecida, e os resultados que produzirá, será de importância fulcral não só para o processo de credibilização do futebol português, mas também da própria Justiça. Continuará a instituição Benfica acima da lei? Ou será este o ponto de viragem? Só o tempo o dirá", lê-se na publicação feita por Rui Pinto na rede social X (antigo Twitter).

Numa outra publicação na mesma rede social, Rui Pinto, através do qual foram tornados públicos emails que viram a estar na origem neste processo e, por consequência, nesta dedução de acusação, realçou ainda o "silêncio cúmplice da Federação, da Liga Portugal e seus dirigentes"

"De realçar, também, o silêncio cúmplice da Federação, da Liga Portugal e dos seus dirigentes máximos, outrora tão incansáveis e diligentes a propagandear a luta contra a viciação de resultados e a defesa da integridade das competições, em conferências e outras aparições públicas", criticou Rui Pinto.

A acusação do Ministério Público, hoje conhecida, diz respeito ao designado caso dos emails e implica a SAD do Benfica em vários crimes, entre os quais corrupção ativa e fraude fiscal.

O despacho envolve ainda o anterior presidente 'encarnado', Luís Filipe Vieira, e o antigo assessor jurídico Paulo Gonçalves, bem como a SAD do Vitória FC, ilibando o atual presidente, Rui Costa, e outros membros da atual e antiga direções.

Em causa está, segundo a acusação, um alegado esquema, que teve como mentor Luís Filipe Vieira e que teria como objetivo a subversão da verdade desportiva pelo controlo de outros clubes para facilitarem ao Benfica nos jogos de confronto direto.

A investigação da Polícia Judiciária, realizada entre 2016 e 2019, também se debruçou sobre a atuação da equipa do Vitória em jogos contra o Benfica, tendo concluído que o clube da Luz foi beneficiado em campo pela má atuação, alegadamente propositada, de alguns atletas adversários.

Leia Também: Vitória FC diz que clube "aguarda que a justiça seja feita"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si