Proença parabeniza de medida que favorece equipas ausentes da Europa

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e das European Leagues, Pedro Proença, mostrou-se hoje satisfeito pela "decisão final" da redistribuição das verbas de solidariedade para quem não participa nas competições europeias entre 2024 e 2027.

Pedro Proença

© Global Imagens

Lusa
24/09/2024 17:27 ‧ 24/09/2024 por Lusa

Desporto

Pedro Proença

"Foi uma reunião muito importante e decisiva. Quero enaltecer o papel da European Leagues nas decisões finais no que diz respeito à redistribuição das verbas de solidariedade para quem não participa nas competições europeias. Foi a posição da European Leagues, na defesa das médias e pequenas ligas, que imperou", salientou o dirigente português, após a reunião do Comité Executivo da UEFA, em Praga.

 

A distribuição de pagamentos aos clubes que não participam nas provas da UEFA aumenta de quatro para sete por cento, traduzindo-se em 308 milhões de euros (ME), um aumento de quase 80% em comparação com o ciclo anterior.

O antigo árbitro destacou o "espírito de solidariedade daqueles que participam nas competições internacionais", uma vez que "é absolutamente fundamental para manter o 'competitive balance' e não haver grandes disparidades entre aqueles que mais ganham e os que menos ganham".

Proença relembrou que na Liga portuguesa o espírito de solidariedade existe desde a época 1999/2000, pelo que se vai manter e explicou porquê.

"É fundamental para que não seja aumentado o fosso de receitas entre os clubes que mais ganham e aqueles que menos ganham, absolutamente fundamental para o desenvolvimento e o espírito competitivo das ligas profissionais", concluiu.

De acordo com os critérios de distribuição dos novos montantes, foi confirmado um limite máximo para as cinco principais federações (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), que receberão 10 ME cada.

Os fundos disponíveis para as restantes 50 federações vão aumentar de 135 ME para 258 ME.

70% destes valores vão ser distribuídos com base na sua posição na lista de acesso da UEFA e 30% são proporcionais aos valores recebidos pelo clube com maior rendimento em cada federação, um conceito inovador, que visa expressamente o equilíbrio competitivo a nível nacional.

Na reunião também foram discutidas estratégias para o futebol feminino e regulamentos para as competições femininas (Liga das Nações e qualificação europeia para o mundial de 2027), assim como a atualização sobre a final da Liga dos Campeões 2027 e a nomeação do anfitrião para o europeu de futsal sub-19.

Leia Também: Proença admite saída da Liga: "Federação? Estarei onde me sentir feliz"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Futebolista Icardi e ex-mulher em guerra. "Nunca consumi substâncias"

Futebol

Futebolista Icardi e ex-mulher em guerra. "Nunca consumi substâncias"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Leclerc penalizado por "pilotagem errática" no GP da Hungria

Fórmula 1

Leclerc penalizado por "pilotagem errática" no GP da Hungria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas