Confirmado: João Almeida abandona Vuelta após testar positivo à Covid-19

Ciclista português vai regressar a casa para recuperar.

YUNQUERA, SPAIN - AUGUST 22: Joao Almeida of Portugal and UAE Team Emirates crosses the finish line during the La Vuelta - 79th Tour of Spain 2024, Stage 6 a 185.5km stage from Jerez de la Frontera to Yunquera / #UCIWT / on August 22, 2024 in Yunquera, Sp

© Getty Images

Notícias ao Minuto c/Lusa
25/08/2024 09:23 ‧ 25/08/2024 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto

Ciclismo

A equipa da Emirates confirmou, este domingo, que o ciclista português João Almeida abandou a Vuleta depois de ter testado positivo à Covid-19 e apresentado sintomas que o fragilizaram. 

 

"O João manifestou não sentir-se bem durante a 8.ª etapa da Vuleta. Depois de um exame mais aprofundado e um teste PCR, ficou confirmado que tem Covid-19. Foi tomada a decisão de o retirar da corrida em prol da segurança de todos. Ele vai agora regressar a casa para recuperar", explicou o médico Adrian Rotunno, em declarações aos canais oficiais da Emirates. 

João Almeida também já reagiu ao sucedido e não deixou de lamentar o facto de ter de abandonar a competição, não deixando, porém, de admitir que se tratou da melhor decisão. 

"Não o era desta forma que tinha idealizado terminar a Vuelta. Infelizmente, contratempos e percalços fazem parte do percurso e temos de os saber enfrentar e ultrapassar. Pela minha saúde e dos meus companheiros de equipa/pelotão, só me resta recuperar desta infeção viral e focar nos próximos objetivos. Obrigado à Emirates por sempre cuidar de mim da melhor forma, e a todos vós pelo grande apoio! Certamente voltarei mais forte", escreveu João Almeida, na rede social Instagram. 

Refira-se que João Almeida entrou na oitava etapa da Vuelta, no sábado, na terceira posição da geral, mas acabou por registar uma queda de 23 lugares no fim da tirada, face ao 60.º posto em que cortou a meta em Cazorla, a 4.53 minutos do vencedor, o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe).

Esta é a segunda vez que João Almeida abandona uma grande Volta por causa de uma infeção por covid-19, dois anos após ter deixado a Volta a Itália pela mesma razão.

Além de João Almeida, também Rui Costa (EF Education-EasyPost) já tinha abandonado a Vuelta, devido a uma queda na quinta etapa, ficando agora as cores lusas apenas representadas por Nélson Oliveira (Movistar), atual 76.º classificado, a 38.10 minutos do líder, o australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R La Mondiale).

A nona etapa da Volta a Espanha discute-se hoje num trajeto de 178,5 quilómetros, entre Motril e Granada.

[Notícia atualizada às 10h12]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Óbito

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Tesla

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas