Powered bySolverde
Disclaimer

Várias figuras do desporto no adeus a José Manuel Constantino

Vários atuais e antigos atletas olímpicos, bem como o Presidente da República, despediram-se hoje de José Manuel Constantino na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), de onde saiu o cortejo fúnebre do presidente do organismo para Gondomar.

Funeral de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal

© Lusa

Lusa
14/08/2024 12:05 ‧ 14/08/2024 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

Foram muitas as personalidades ligadas ao desporto -- e não só -- que estiveram na sede do COP, em Lisboa, local em que se realizou uma missa que antecedeu o cortejo fúnebre para o norte do país, onde terá lugar o funeral de José Manuel Constantino, na Igreja Matriz de São Cosme, pelas 15:00, seguindo depois para o cemitério de Gondomar.

 

A judoca Telma Monteiro, que esteve em cinco edições dos Jogos Olímpicos -- duas sob a 'égide' de Constantino - e arrecadou o bronze no Rio2016, e os velejadores Jorge Lima, participante em Pequim2008, Rio2016 e Tóquio2020, e João Rodrigues, o recordista luso de participações olímpicas (sete), carregaram o caixão.

Presentes estiveram também Pedro Pablo Pichardo, campeão olímpico do triplo salto em Tóquio2020 e recém-vencedor da prata em Paris2024, as judocas Patrícia Sampaio, bronze na capital francesa, e Rochele Nunes, os atletas Jéssica Inchude e Francisco Belo, o nadador Miguel Nascimento, a ciclista Maria Martins e Rui Silva, medalha de bronze nos 1.500 metros em Atenas2004.

O antigo judoca Nuno Delgado, o triatleta João Silva, a meio-fundista Marta Pen, o mesatenista Tiago Apolónia e Susana Costa, que recentemente terminou a carreira no triplo salto, marcaram igualmente presença na cerimónia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve novamente no COP, à semelhança do que sucedeu na véspera, no velório, tendo sido um dos intervenientes a discursar na cerimónia, tal como os dois filhos de José Manuel Constantino.

José Manuel Constantino, que presidia ao Comité Olímpico de Portugal desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio2020 e Paris2024, depois da estreia no Rio2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação do Desporto de Portugal.

Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.

Na capital francesa, Portugal arrecadou o ouro no madison, por Rui Oliveira e Iúri Leitão, que também foi prata no omnium, ambas no ciclismo de pista, a prata de Pichardo no triplo salto e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.

Leia Também: José Manuel Constantino assistiu a corrida de Iúri Leitão e Rui Oliveira

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eustáquio 'visa' Anselmi no FC Porto: "Qualidade do futebol..."

FC Porto

Eustáquio 'visa' Anselmi no FC Porto: "Qualidade do futebol..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

MotoGP e Miguel Oliveira voltam à ação. Horários do GP dos Países Baixos

MotoGP

MotoGP e Miguel Oliveira voltam à ação. Horários do GP dos Países Baixos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas